TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assembly

Seminário: Assembly. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Seminário  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

Assembly é uma linguagem de programação. Os programas são escritos em forma de texto. Usando um editor de texto criamos o chamado código fonte. Este código fonte é transformado pelo compilador e pelo linker num programa executável.

Muitas vezes ouvimos "linguagem assembler". É um erro muito difundido. Na realidade, Assembly é o nome da linguagem e assembler é um programa capaz de compilar código fonte em arquivos objeto.

A linguagem Assembly é considerada de baixo nível. Isto não significa que seja menos importante ou eficiente que uma linguagem chamada de alto nível - são apenas modos diferentes de se programar e níveis diferentes de atuação. O que posso dizer é que, com uma linguagem de baixo nível como a Assembly, você pilota diretamente a CPU do seu computador - nada de intermediários.

Uma das características da Assembly é que cada linha do código fonte possui apenas uma instrução para o processador (CPU). Por exemplo, MOV EAX,EDX irá MOVer o conteúdo do registrador EDX para o registrador EAX. Neste caso, a instrução "MOV" é chamada de mnemônico. Os mnemônicos são os "apelidos" das instruções, mais fáceis de guardar na memória do que seu valor hexadecimal ou seu valor binário exigido pelo processador. De mnemônico em mnemônico podemos escrever nosso código fonte e fazer com que o processador faça exatamente o que queremos, sem firulas ou perda de tempo. O resultado é um programa enxuto, rápido e altamente eficiente. Tome coragem! Experimente programar em Assembly!

Os componentes da linguagem Assembly são basicamente as instruções para o processador. Ignorando as instruções que não podem ser utilizadas pelo sistema operacional Windows, assembly condicional, macros, ponto flutuante, MMX e instruções de 64 bits, os componentes da linguagem Assembly podem ser divididos nas seguintes categorias:

Instruções de registradores Instruções de pilha Instruções de execução Instruções de memória Instruções de flag Declarações de memória Diretivas para o assembler Comentários Instruções para o sistema operacional (Windows)

Instruções de memória: Estas instruções lêem ou escrevem em áreas de memória que não sejam da pilha. Normalmente estas áreas estão na seção de dados do próprio executável ou podem ser alocadas pelo sistema operacional em tempo de execução. São exemplos:

ADD EAX,[ESI] ;adiciona a EAX o conteúdo de memória cujo ponteiro de endereço está no registrador ESI

MOV EAX,[MEUSDADOS] ;move para EAX o conteúdo de memória cujo marcador é MEUSDADOS

Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado ao computador. O primeiro Periférico criado foi por um cientista chamado Philipe Brusk .Os exemplos de periféricos sao:impressoras, digitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, etc.

Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função periférica. Existem vários tipos de periféricos:

De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador); De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som); De processamento: processam a informação que a CPU enviou; De entrada e saída (ou mistos): enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som. De armazenamento: armazenam informações do computador e para o mesmo (pen drive, disco rígido, cartão de memória, etc). Externos: equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador.

Aplicativo

Conceito: Sistemas desenvolvidos internamente na empresa usuária

Exemplos: controle de estoque, faturamento de contas

Equipe: Funcionarios da propria empresa usuaria

Especificidade: sao sistemas especificos, ou seja, as funcionalidades

dos sistemas sao alterados conforme a necessidade da empresa usuaria

Utilitarios:

Desenvolve utilitarios é complexo porque tem que ter acesso ao codigo fonte.

serve para monitorar as atividades ( exemplo )

Pacote

Conceito: Desenvolvimento externo da empresa usuária

Exemplo: Cont. estoque, Contas a pagar e receber

Equipe: funcionario das empresas terceirizadas

Especificidade: É Genérico.

Compilador:

Compilador é umprograma ou um grupo deprogramas que escrito por uma

linguagem (esta sendo necessária de compilação para sua execução) ao ser

compilado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com