TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Assembly

Exames: Linguagem Assembly. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

Assembly é uma linguagem antiga, mas ainda assim muito usada nos dias de hoje. Ela está envolvida diretamente com a arquitetura do sistema para o qual o software está sendo desenvolvido, porém a linguagem Assembly não é única, e pode variar de acordo com o processador. Assembly é muito importante, pois foi o passo inicial para aproximar a linguagem de programação de uma linguagem mais dinâmica, mais legível, e mais próxima da linguagem humana.

Assembler muitas vezes confundida com a palavra Assembly, porém são de diferentes funções, ela funciona como um compilador, ou seja, ela codifica (traduz) a linguagem para o simples entendimento humano para a linguagem de máquina conhecida como binário ou intermediário.

RESUMO (ABSTRACT)

Assembly is an ancient language, but still used a lot nowadays. She is directly involved with the architecture of the system for which the software being developed, however assembly language is not unique, and may vary according to the processor. Assembly is very important because it was the first step to approximate the programming language more language dynamic, more readable, and closer to human language.

Assembler often confused with the word Assembly, but are of different functions, it functions as a compiler that is, it codifies (translates) the language for simple the human understanding for machine language known as binary or intermediate.

Capítulo 1

O que vem a ser a Linguagem Assembly e seus complementos?

Assembly é uma linguagem de programação e uma linguagem de programação serve para fazer programas. Os programas são escritos em forma de texto. Usando um editor de texto criamos o chamado código fonte. Este código fonte é transformado pelo compilador e pelo linker num programa executável.

Muitas vezes ouvimos "linguagem assembler". É um erro muito difundido. Na realidade, Assembly é o nome da linguagem e assembler é um programa capaz de compilar código fonte em arquivos objeto.

A linguagem Assembly é considerada de baixo nível. Isto não significa que seja menos importante ou eficiente que uma linguagem chamada de alto nível - são apenas modos diferentes de se programar e níveis diferentes de atuação. O que posso dizer é que, com uma linguagem de baixo nível como a Assembly, você pilota diretamente a CPU do seu computador - nada de intermediários.

Uma das características da Assembly é que cada linha do código fonte possui apenas uma instrução para o processador (CPU). Por exemplo, MOV EAX,EDX irá MOVer o conteúdo do registrador EDX para o registrador EAX. Neste caso, a instrução "MOV" é chamada de mnemônico. Os mnemônicos são os "apelidos" das instruções, mais fáceis de guardar na memória do que seu valor hexadecimal ou seu valor binário exigido pelo processador. De mnemônico em mnemônico podemos escrever nosso código fonte e fazer com que o processador faça exatamente o que queremos, sem firulas ou perda de tempo. O resultado é um programa enxuto, rápido e altamente eficiente.

Os componentes da linguagem Assembly

Os componentes da linguagem Assembly são basicamente as instruções para o processador. Ignorando as instruções que não podem ser utilizadas pelo sistema operacional Windows, assembly condicional, macros, ponto flutuante, MMX e instruções de 64 bits, os componentes da linguagem Assembly podem ser divididos nas seguintes categorias:

 Instruções de registradores

 Instruções de pilha

 Instruções de execução

 Instruções de memória

 Instruções de flag

 Declarações de memória

 Diretivas para o assembler

 Comentários

 Instruções para o sistema operacional (Windows)

Capítulo 2

História

O Assembly surgiu em meados da década de 50. Os computadores ainda usavam válvulas.

Considerada uma grande evolução na linguagem de computação, pois se utilizou de grandes abstrações, aumentando produtividade e segurança.

O Assembly substitui uma instrução em linguagem de máquina por um comando legível ao ser humano.

Exemplos de instruções em Assembly: add, mul, div, and, not, or. Pondendo-se ainda, o usuário, criar variáveis e lidar com elas através dessas instruções e algumas outras existentes na linguagem Assembly. A linha de instrução "add x, y" significa dizer que estou mandando somar os valores de x e y. Esse resultado deve ser armazenado em um registrador.

Registradores são áreas dentro de um processador mais rápidas que operadores de memória. São 8 registradores gerais: EAX, EDX, ECX, EBX, ESI, EBP, ESP e EDI. Programando BYTE = 00, WORD = 00 00, BWORD= 00 00 00, devemos utilizar apenas 6 destes registradores, devido a os registradores ESP e EBP serem utilizados para entrada e saída de procedimentos. É importante saber o tamanho do registrador e os dados que poderão ser armazenados neles, como na figura ao lado.

Programar em linguagem assembly é bastante árduo e é necessário ter um montador. Temos aqui um montador e não um compilador como muitos pensam.

O montador assembly transforma o código feito em assembly em linguagem de máquina, a fim de propiciar o entendimento das instruções pelo processador.

Uma linguagem de baixo nível que permite, ao ser humano, trabalhar diretamente com instruções do processador. Sendo assim mais trabalhosa, como já disse acima, pois, tratamos diretamente com manipulações de endereços de memória e instruções.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com