TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 01 - Administração e Custos para construção

Por:   •  20/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 01

Aluna: Maria Eugênia Ferreira da Costa Andrade

  1. A partir do que foi visto no capítulo juntamente com seus conhecimentos prévios a respeito de gerenciamento de construções quais os pontos mais importantes do desenvolvimento das técnicas de gerenciamento em grandes construções?

Resposta: A grande evolução das técnicas de gerenciamento norteia os aspetos organizacionais dos grandes projetos. Por exemplo, na construção do Canal do Panamá, um dos engenheiros responsáveis por este, Stevens, percebeu que deveria olhar para a situação de trabalho dos seus operários e resolver um problema sério que a região de construção do canal enfrentava que era a febre amarela. Assim, no quesito mão-de-obra, os problemas da construção do Canal estavam de certa forma sanados, embora problemas técnicos viessem aparecer posteriormente. Outro ponto a ser considerado na questão de gerenciamento da construção deste mesmo projeto, foi a solução que Stevens deu para os grandes volumes de terra, gerados pelas escavações e reaterros que foram gerados para tornar possível a construção do Canal do Panamá. Para que houvesse agilidade no processo de transporte desses volumes, Stevens desenvolveu um sistema de ferroviário, capaz de trabalhar com escavadeiras sobre os próprios trilhos e promover a movimentação da terra paralelemente à escavação, o que o fez ganhar muito tempo. Com isso, pode-se dizer que a evolução do gerenciamento da construção ao longo do tempo, pode mostrar aos engenheiros que as técnicas construtivas têm que ser combinadas ao gerenciamento da mão-de-obra bem como utilizar tempo para o planejamento e estudo da execução, o que resulta em ganho de tempo e maiores lucros.

  1. Através da estruturação da disciplina Administração e Custos para Construção em dois temas gerais, sendo eles: Tecnologia da Construção e Gerenciamento da Construção defina-os.

Resposta: A Tecnologia da Construção compreende o modo de execução do projeto, segundo a aplicação de uma sequência técnica para atingir um resultado final. De acordo com o projeto a ser executado é interessante que se faça um estudo prévio de qual técnica é a melhor para ser utilizada no mesmo, variando com o tipo de construção, local a ser executado, mão-de-obra disponível. Enquanto que, o Gerenciamento da Construção existe para definir a maneira como os recursos disponíveis irão ser aplicados, sendo o gerente da obra o responsável por essa definição. É função do gerente administrar os quatro Ms da construção (manpower, machines, materials e money) de forma a obter um eficiente sistema organizacional e uma construção com custos realizados de forma oportuna e eficaz.

  1. O papel de um gerente de obra não consiste apenas em o chefe dentro do canteiro. Cite as reais atribuições de um gerente de obra.

Resposta: Um gerente de obra precisa aplicar seus conhecimentos para planejar o modo de execução da obra, bem como utilizar de forma eficiente todos os recursos necessários e disponíveis para a execução do projeto, combinando técnicas construtivas ao gerenciamento, de modo a alcançar “um empreendimento de qualidade no prazo e dentro do orçamento”.

  1. Como podem ser divididos os projetos típicos de construção? Especifique cada um deles.

Resposta: 

  • Construção em edifícios – são compostas por edifícios residenciais, institucionais, educacionais, pequenas indústrias, comerciais, sociais e de recreação. Seus projetos são feitos por engenheiros e arquitetos e precisam de um direcionamento dos seus materiais de acordo com o projeto arquitetônico.
  • Construções de engenharia – compreendem basicamente construções de infra-estrutura. Seus projetos são desenvolvidos principalmente por engenheiros, geralmente desenvolvidos por entidades públicas.
  • Construções industriais – como o nome diz, são as construções relativas à manufatura e ao processamento de produtos. Seus projetos são feitos por empresas especializadas que geralmente, são responsáveis pela execução da obra.

  1. Defina os níveis hierárquicos de Gerenciamento da Construção. Como esses níveis funcionam?

Resposta: 

Os níveis são:

  • Organizacional – compreende toda a parte de organização empresarial, funcional e de interação escritório-campo.
  • Projeto – define-se o projeto, através da divisão do próprio projeto faz-se seu controle de tempo e custo.
  • Operação – tem relação com a execução do projeto em campo, bem como as técnicas e detalhamento da construção.
  • Metas – no campo são distribuídas atividades de acordo com as áreas e grupos de trabalho e a verificação de sua execução dentro dos prazos com qualidade.

Esses níveis funcionam de maneira interligada, a qual decisões tomadas em níveis acima do de projeto são relativas a condições de gerenciamento, decisões relativas ao projeto são tomadas com base em considerações operacionais e na aplicação de recursos aos vários processos de produção de construção e das metas de trabalho selecionadas para a construção do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com