TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Custos Industriais

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Custos Industriais

Os custos em uma empresa industrial compreendem aqueles gastos consumidos na produção. Considere duas empresas que competem em um mesmo mercado. Uma delas possui equipamentos modernos, mão de obra qualificada e layout de fábrica bem estruturado. A outra possui equipamentos com alguns anos de uso e sem manutenção adequada, mão de obra menos qualificada e layout de fábrica bastante precário. Como essas estruturas interferem nos custos dessas empresas?

O layout da fábrica interfere sim nos custos de produção, e diretamente no tempo de produtividade, uma vez que um layout e bem desenvolvido, e balanceado corretamente, pode-se fazer com que aumente a produtividade, proporcionando um fluxo entre as etapas mais eficaz, que já em um layout precário e mal desenvolvido, tem uma grande possibilidade de ocorrer paradas de linhas e consequentemente perda de produtividade.

Em relação aos equipamentos modernos, esses possuem fácil manutenção, se por um acaso for preciso fazer reparo, e bem mais fácil repará-lo. Já o equipamento velho, que sua manutenção e bem mais complicado é e difícil se achar peças para uma máquina que foi produzida há 10 anos atras. Outro ponto, um equipamento moderno, nos oferece uma qualidade nos produtos, diminui os números de erros, tornando o processo mais produtivo. Já os equipamentos com alguns anos de uso, constantemente apresenta erro, fazendo que seja substituída por um operário, então aumentará os custos da empresa, se houver um equipamento desgastado ou defeituosos, devido a má manutenção de um equipamento velho.

Em relação a mão de obra qualificada e menos qualifica, depende muito da área que ela for requisitada, e lógico que em uma área que requer mais conhecimentos e ideal que seja contratada uma mão de obra qualificada para essa função, pois levará menos tempo perdido para treina-lo naquela função, consequentemente aumenta a produtividade. No entanto, nenhum operador qualificado ou menos qualificado, chegará em uma empresa já sabendo a função em um processo produtivo, por isso que sempre ocorre eventos de treinamento para que sejam qualificados ou não para aquela função, nas empresas bem estruturada, todos operários precisam sabem as funções de 70% de uma linha de produção.

Basicamente, todos os segmentos de mercado atuam em um ambiente de forte concorrência, o que leva as empresas a adotarem políticas de preços bastante agressivas para conquistar os clientes. Estes, por suas vezes, mais exigentes, desejam produtos mais funcionais e de melhor qualidade. Qual a importância de um sistema de custos para auxiliar os gerentes de empresas a tomar decisões e exercer o controle em um ambiente altamente competitivo?

Os principais objetivos da formação de preço são: proporcionar um maior lucro possível a longo prazo, visto que toda empresa deve buscar sua continuidade ao longo do tempo; maximizar de forma lucrativa a participação de mercado; maximizar a capacidade produtiva procurando controlar a ociosidade e o desperdício; e maximizar o capital investido para perpetuar os negócios de modo autossustentado. Partindo desse pensamento, pode-se dizer que as empresas precisam ficar atentas e ter em mente que a formação de preços e o estabelecimento de um grau de rentabilidade desejado, precisam ser trabalhados com o maior cuidado possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com