TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atomicidade

Pesquisas Acadêmicas: Atomicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 8

2. introduçao

3. objetivo

4. Desenvolvimento

4.1 Atomicidade: dizemos que uma transação atômica porque não é divisível em partes, ou seja, a transação precisa ser feita por inteiro ou não pode ser realizada. Uma transação pode ter varias operações de alterações de dados, então é preciso cumprir todas elas ou não será realizada nenhuma delas.

Um exemplo: em uma transação, realizamos a inclusão de um cliente novo, a geração de uma nota fiscal e a baixa no estoque no produto vendido; ao final devemos confirmar a transação por inteiro e gravar todas as operações; se esta transação não se confirmar ao final, nenhuma dessas operações pode ser gravada no banco de dados, garantindo assim atomicidade da transação.

Consistência: no inicio da transação, os dados armazenados estão todos consistentes; ao concluir a transação, os dados devem estar consistentes novamente, ou seja, as regras de negócio devem continuar sendo executadas e cumpridas.

Um exemplo: ao realizar uma transação em uma conta bancária, onde o cliente possui um saldo X e não tem limite de crédito (que não pode ficar negativo) e se for retirada um valor acima ela não pode ser concluída, pois a consistência do banco de dados não estaria garantida, deixando a conta com o saldo negativo.

Isolamento: é também conhecida como integridade de transações.

Uma transação deve ser isolada/íntegra, ou seja, duas ou mais transações concorrentes devem seguir de maneira isolada uma com as outras e as regras de negócio devem ser cumpridas durante a realização das operações na transação independentemente de existirem mais transações de maneira simultânea e, ao final delas, esta integridade deve permanecer.

Exemplo: se for estabelecida regra de negócio em que um cliente de uma videolocadora pode cadastrar ate dois dependentes, mas que todo dependente deve obrigatoriamente estar vinculado a um cliente, se esse cliente for deletado do banco de dados, os dependentes deste deverão se deletados também, pois se eles permanecerem no banco de dados, a integridade desta regra de negócio estará comprometida e toda esta operação ocorrer simultaneamente a outras transações no banco de dados, inclusive podendo ser nas mesmas tabelas ou não.

Durabilidade: depois de realizada e confirmada, uma transação deve obrigatoriamente ser durável, ou seja, não pode desaparecer do banco de dados sem que uma outra transação realize esta operação.

Exemplo: um determinado dado que foi gravado em uma transação hoje, se nenhuma outra transação modificar esse dado, quando ele for consultado daqui a alguns anos, deverá apresentar o mesmo resultado do que foi gravado hoje, quando a transação original for realizada.

4.2 Os tipos de SO que existem são :

Linux, Mac Os da Apple e Windows.

Entendo que cada um deles possuem sua s vantagens e suas desvantagens, fiquei entre o Linux e o Windows pelos seguintes fatos o Linux seria mais seguro para empresa “locadoras de livros” pelo fato de só o administrador (root) ter acesso a todos os arquivos do sistema, ser responsável por adição e remoção de usuários, instalar e remover softwares, zelar pela segurança do sistema e também manter os serviços da rede isso podendo ser feito só com a senha de quem for administrar, também a forma de armazenar seus arquivos de forma rápida e precisa, o sistema de arquivos do Linux é ext.(extend file system) esse tipo de sistema tende a uma melhor probabilidade de manter a integridade dos dados, proporcionando um ambiente rápido e seguro. Além de com as ferramentas ideais pode se usar um desktop como Server de uma rede local. Tem também o Samba que é um conjunto de ferramenta que permite interagir com outros sistemas em rede entre Linux e Windows. Podendo adapta-lo as suas necessidades graças ao seu código aberto. O Windows também seria uma ótima opção pelo fato de ser já bem conhecido, e mais fácil de ser manuseado, além da Microsoft disponibilizar várias ferramentas gratuitas no seu site.

Dizem que o Linux seria mais difícil de manusear, que o Windows é menos seguro.

Porem isso vem mudando hoje já tem o Linux Ubunto que é de fácil acesso, e antivírus bons no mercado no caso do Windows. Pra mim instalaria as duas juntas. Senão só o Linux.

4.3 Pilhas

É conhecidas como LIFO (‘Last in, First Out’, ou em português UEPS ‘o primeiro que entra é o ultimo que sai’). é uma lista linear em que todas as operações de inserção e remoção são feitas por um único extremo denominado topo. Na pilha temos o topo e o vetor.

Regra das operações:

Inserções:

sempre no topo;

Exclusões:

sempre no topo;

Pesquisa:

à partir do topo.

4.3.1 Fila

É conhecida também como FIFO (‘First In, First Out’, ou em português como PEPS ‘o primeiro que entra é o primeiro que sai’.) No conceito de fila, os elementos são atendidos, ou utilizados, sequencialmente na ordem que são armazenados. Na fila temos o inicio, o fim e o vetor. As inserções são feitas por uma extremidade (fim) e as remoções, por outra (inicio).

Regra das operações:

Inserções:

sempre no final;

Exclusões:

sempre no início;

Pesquisa:

à partir do início.

4.3.2 Simplesmente encadeada:

Neste tipo de lista cada nó possui uma referência apenas para o próximo nó. O endereço de memória é determinado por uma ponteiro. Cada nó é composto por uma variável “dado” que contêm a informação, e uma variável “próximo” (tipo ponteiro) utilizado para fazer referencia ao próximo nó desta lista. Como vantagem este tipo de lista ocupa menos espaço na memória em relação ao modelo duplamente encadeado. Exemplo de uma lista simplesmente encadeada aberta: Onde o último nó não aponta para nenhum outro, determinando o final da lista.

4.3.3 Duplamente encadeada

Neste tipo de lista cada nó possui 2 (dois) elos de encadeamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com