TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atomicidade

Resenha: Atomicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Resenha  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

4.1

Atomicidade

A propriedade de atomicidade garante que as transações sejam atômicas (indivisíveis), havendo falha durante a execução a transação será desfeita, sendo o subsistema de restauração de transações do SGBD o responsável pela atomicidade. “A transação será executada totalmente ou não será executada”.

Consistência

A propriedade de consistência garante que o banco de dados passará de uma forma consistente para outra forma consistente, a responsabilidade se torna dupla, tanto do lado do programador no que diz respeito ao modulo como do SGBD que irá garantir as restrições de integridade.

Isolamento

Tem por finalidade garantir que a transação não será interferida por nenhuma outra transação concorrente, devendo esta ser executada como se estivesse isolada das demais. Duas transações só podem ser simultâneas se elas não alterarem os mesmos dados.

Durabilidade

O que foi salvo não poderá mais ser perdido,os efeitos de uma transação em caso de sucesso (commit) deveram persistir no banco de dados mesmo em presença de falhas.

4.3

A respeito de estruturas de dados teremos duas formas de estruturas, Fila (FIFO) e Pilha (LIFO).

A Fila trata-se de uma estrutura de dados que admite a inserção de novos elementos e a retirada de elementos antigos, tem como regra de operação que sempre que houver uma remoção da fila o removido será sempre o que está na estrutura há mais tempo ( o primeiro objeto inserido na fila é também o primeiro a ser removido). FIFO (= First-In-First-Out).

Já na Pilha temos uma estrutura de dados que admite remoção de elementos e inserção de novos elementos, uma pilha é uma estrutura que atende a seguinte regra de operação: sempre que houver uma remoção, o elemento removido é o que está na estrutura há menos tempo, (o primeiro objeto a ser inserido na pilha é o último a ser removido.) LIFO (= Last-In-First-Out)

Na programação apontador ou ponteiro é um tipo de dado de uma linguagem de programação cujo seu valor refere-se diretamente a outro valor alocado em outra área da memória, através de seu endereço. Um ponteiro é uma simples implementação do tipo referência da ciência da computação

2. Tipo Apontador (Ponteiro)

Um das características mais marcantes

a)

Principais vantagens:

1. Permite caminhar nas duas direções da lista.

2. Inclusão e remoção de elementos são realizados com mais facilidade.

Numa lista duplamente encadeada, por possuir ponteiros para o nó anterior e para o nó posterior, estas operações são menos dispendiosas, pois não há necessidade de se percorrer novamente a lista a partir do início como é o caso das listas simplesmente encadeadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com