TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Analise Orientada

Dissertações: Atps Analise Orientada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho consiste em melhorar e organizar todo o Sistema de informatização de um Hospital, cujo, alguns dos processos implantados não foram analisados e documentados corretamente. Sendo assim foi definido um plano para desenvolver e projetar um novo Sistema, buscando um melhor atendimento aos pacientes e evitando retrabalho tornando os processos mais confiáveis.

ATPS ANALISE ORIENTADA A OBJETOS

ETAPA 1

PASSO 1

Especificações do sistema Hospitalar:

- Cadastro de paciente: Preencher dados do paciente.

- Triagem: Preencher dados referentes a sintomas e necessidades do cliente para que o mesmo possa ser encaminhado para a Ala / médico que fará o atendimento do paciente.

- Cadastro de funcionário: Rotina para manter os cadastros dos colaboradores ativos ( enfermeiros / médicos etc. ). Será responsável por administrar o acesso e horários dos colaboradores no sistema e manter nível de acesso hierárquico dos colaboradores. Enfermeiros terão acesso ao cadastro e diagnostico dos pacientes.

Médicos terão acesso aos diagnósticos / laudos, resultado dos laboratórios / exames / alas / equipamentos etc.

- Cadastro de laboratórios: Manter os laboratórios que tem convênios com o hospital cadastrados e atualizados. Pois os resultados dos exames serão digitalizados e atualizados na tabela de exames do colaborador. Permitido ao médico ter acesso a todos os exames dos pacientes.

- Cadastro de alas / equipamentos: Rotina responsável por controle de ala e equipamentos, mantendo dados atualizados que poderão ser usados para direcionar o paciente a sua ala especifica.

PASSO 2

Funcionalidades do Sistema:

- Cadastrar Funcionários: Cadastro de Médicos e Pacientes para controle de absenteísmo, horários e alocação.

- Cadastro de Pacientes: Obter e manter informações atualizadas dos pacientes e permitindo acesso mais rápido e objetivo.

- Gerar relatório e prescrição médica do paciente: possibilitando ter informações e diagnosticar o paciente com mais precisão.

- Solicitar Exames: Gerar solicitação de exames.

- Gerar Resultado dos exames: Exames feitos na própria unidade serão automaticamente lançados no sistema, permitindo aos médicos e pacientes acesso rápido e sem extravio de documento.

- Atualizar histórico médico do paciente: essencial para o acompanhamento e verificação do quadro clínico.

- Qual o produto e/ ou serviços oferecidos pela empresa?

O hospital oferece serviços gratuitos da área da saúde.

- Quais razões levaram a empresa procura um sistema hospitalar informatizado?

O principal motivo que levou a empresa a procurar um sistema hospitalar informatizado foi os erros ocasionados por um sistema manual ineficiente.

- Qual é o problema a ser resolvido?

Atualização e melhorias no processo de cadastro dos pacientes.

- Como irá funcionar o cadastro de pacientes?

O assistente administrativo (recepcionista) utilizará o formulário disponível no sistema informatizado, onde irá inserir os dados do paciente (nome completo, data de nascimento, idade, endereço, telefones para contato, RG e CPF), cada paciente terá seu prontuário, ou seja, será um número de registro exclusivo para cada paciente, evitando assim erros na identificação dos pacientes. Esses dados serão acessados pela enfermeira no momento da triagem, onde ela irá inserir os dados da evolução dos sintomas apresentados pelo paciente. Na consulta, o médico terá acesso a todos os dados do paciente incluindo os dados da evolução feitos pela enfermeira. Ele irá inserir o laudo médico, bem como os medicamentos que o paciente deverá utilizar, os procedimentos que a equipe de enfermagem (técnicos de enfermagem e enfermeiros) deverá realizar em caso de internação e o encaminhamento de exames de diagnóstico que deverão ser feitos em laboratório.

- Como será feito o sistema hospitalar?

O sistema hospitalar será feito em linguagem Java com integração ao banco de dados MS SQL Server.

PASSO 3

Identificação de atores:

Tabela 1 – Atores

Ator Descrição

Paciente Cliente, qualquer pessoa física que precisa de cuidados na área da saúde.

Assistente Administrativo (Recepcionista) Funcionário do hospital responsável pelo cadastro dos dados pessoais do paciente.

Enfermeiro Funcionário do hospital responsável pela triagem, cadastro da evolução dos sintomas do paciente e procedimentos da área de enfermagem.

Médico Funcionário do hospital responsável pelo cadastro do laudo médico, encaminhamento para exames laboratoriais e procedimentos médicos.

PASSO 4

Lista de Eventos:

A seguir, são apresentadas as descrições de cada um de uma lista de eventos do sistema hospitalar. A lista de eventos envolve o padrão da organização apresentados na tabela abaixo.

Tabela 2 – Lista de eventos do sistema hospitalar

Nº Descrição Evento Caso de uso Resposta

1 Cadastro do paciente feito pelo assistente administrativo. Inserir Dados Paciente Cadastro Paciente Cadastro Realizado com Sucesso.

2 Cadastro da evolução dos sintomas do paciente feito pelo enfermeiro. Inserir Sintomas Paciente Evolução Paciente Cadastro Realizado com Sucesso

3 Cadastro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com