TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANALISE ORIENTADA A OBJETOS

Dissertações: ATPS ANALISE ORIENTADA A OBJETOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1:

1. Desafio

Procedimentos e processos mal analisados, não documentados e não informatizados causaram diversos problemas, entre eles a execução de uma mesma tarefa por inúmeras vezes. Além disso, houve inconsistência das informações, tornando as mesmas não confiáveis. Diante desses fatos ocorridos no SISTEMA HOSPITALAR de um Cliente e do crescente número de processos envolvendo esse sistema, se faz necessário uma nova análise do mesmo. Portanto, uma equipe de desenvolvedores deve ser criada com até cinco integrantes, os quais serão avaliados em suas capacidades como analistas e projetistas. A equipe identificará e analisará, mediante as características do sistema solicitado pelo Cliente, os seus principais processos e eventos.

O objetivo deste desafio é verificar a capacidade dê análise da equipe que atenderá ao Cliente, tendo como foco o levantamento de requisitos. Nesta etapa, o Analista de Sistemas busca compreender as necessidades do usuário e o que ele deseja que o sistema a ser desenvolvido realize. O Analista de Sistemas tenta compreender como funcionam os processos a serem informatizados e quais serviços ao Cliente necessite que o futuro Software disponibilize.

Um relatório deverá ser produzido contendo os Objetivos do SISTEMA HOSPITALAR. Com base neste relato, exigido pelo Cliente, a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) passará a ser utilizada, com seus principais diagramas, para gerar a respectiva modelagem e documentação do Sistema. O Cliente justifica sua exigência pela afirmação de Guedes (2006) de que “A modelagem é uma parte central de todas as atividades que levam à implantação de um bom Software”.

1.1 Características do sistema solicitado pelo cliente

O Sistema Hospitalar que precisa passar por nova análise deverá atender a algumas características relevantes descritas a seguir:

O sistema atenderá a um hospital com diversas unidades de tratamento (ala do hospital).

Cada unidade de tratamento pode ser ocupada por diversos pacientes e conter vários equipamentos médicos.

O cadastro de informações no sistema é feito pelo (a) enfermeiro (a).

O cadastro de pacientes é feito com nome, idade, sexo e tipo de enfermidade.

O cadastro de médicos é feito com nome, CPF e respectiva especialidade.

Os médicos são usuários do sistema – cadastro de login e senha - e têm permissão para consultar as informações dos pacientes.

As solicitações de exames são feitas para pacientes cadastrados e devem apresentar, necessariamente, o nome do paciente, nome do médico, tipo do exame e o laboratório responsável.

Etapa 1

1 Funcionalidades prioritárias

1.1 - Controle de entrada/saída dos pacientes voltado para cada ala (Setor) priorizando os serviços baseados na gravidade do paciente;

Benefícios: O controle de entrada e saída dos pacientes baseado na gravidade garante um maior controle e qualidade nos serviços oferecidos para que os atendimentos sejam mais ágeis e mais organizados.

1.2 - Controle da distribuição dos medicamentos;

Benefícios: Controlar o fluxo de distribuição de medicamentos e também para que não ajam furtos nem desvios dos mesmos.

1.3 - Ao registrar o paciente, informar os dados com os tipos de enfermidade: contagiosa e não contagiosa;

Benefícios: Para beneficiar os pacientes que frequentam a unidade encaminhando os mesmos para um tratamento adequado.

1.4 - O sistema possibilitará uma emissão de um histórico médico do paciente (Prontuário);

Benefícios: Relatório de dados pertinentes ao paciente, constando dados referentes a todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com