TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Analise Orientada

Casos: Atps Analise Orientada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA

ANÁLISE ORIENTADA OBJETO

IRIS PINHEIRO HESSEL

RA: 6662438313

JESSICA RODRIGUES CRUZ

RA: 6889509594

TARCIZIO PIRES CINTRA JUNIOR

RA: 6818374413

Análise e Projetos Orientado Objeto

O projeto procura encontrar meio onde possa solucionar, utilizando como exemplo, uma modelagem.

Na análise, seria realizada atividade para compreensão do problema, uma pesquisa a fundo com cliente com objetivo de descobrir suas atuais necessidades. Utilizar Objeto, conceitos, entidades. Objeto pode ter seus atributos que seriam valores, o que ele possui, e as responsabilidades, que seriam o que ele deve fazer e como vai agir no sistema.

Dá pra perceber que a análise e o projeto estão lado a lado, pois ao mesmo tempo em que são verificados os possíveis problemas já se vai identificando os causadores para a resolução dos mesmos. Na fase de projeto, deve se solucionar o problema e mostrar, visualizar como o sistema funcionara, quais os objetos responsáveis por determinadas ações, utilizando alguns dos vários diagramas existentes na UML.

A UML é um padrão de linguagem modelada, ou seja, uma linguagem a ser seguida para a representação desse sistema de forma visual.

Conceitos Gerais de Engenharia de Software

Esse processo é dividido em quatro tarefas

Segue abaixo exemplos:

Especificação de Software

Onde são definidas as restrições e funcionalidades. Desenvolvimento: o software é projetado e programado.

Validação

Verificação onde se garante que o software desenvolvido atende ao pedido do cliente.

Evolução

Modificação, mudanças, para atender a novos requisitos do cliente.

Um método é uma forma estruturada de desenvolver um software com facilidade, agilidade, de qualidade e custos adequados.

O método orientado a funções foi complementado pelo orientado a objetos, sendo integrado a UML.

Processo de Software

São todas as atividades realizadas para a produção do produto de software como definir suas funcionalidades e restrições, a implementação e validação, pra confirmar o funcionamento e se é realmente aquilo que o cliente solicitou.

Modelos de Processo de Software

Existem vários modelos que vai de acordo com sua preferência e necessidade de uso, diz respeito à forma como você vai desenvolver seu projeto e desenvolvê-lo, como exemplo pode citar o modelo em cascata, que considera especificação, desenvolvimento, validação e evolução e representa cada uma destas etapas como fases separadas. Essa técnica de prototipagem e incremental é indicada em casos de softwares simples, pois o cliente não tem de esperar até a entrega do sistema inteiro pra utilização do mesmo, pois podem já ir utilizando as partes que vão sendo desenvolvidas e ao longo do processo terão acrescentadas as demais partes até que ele esteja completo.

Concepção, Elicitação e Tipos de Requisitos.

Concepção: é uma avaliação sobre o desenvolvimento do projeto, uma estimativa de quanto tempo, qual o custo, viabilidade, riscos, pra concluir se vale à pena investir mais o fundo na elaboração do projeto. Esse passo é quase como um estudo de viabilidade, só que superficial, e só após essa visão superficial, chegamos a uma conclusão, e então nos aprofundando no assunto pra obter respostas mais precisas.

Nessa fase geralmente se faz uso de alguns artefatos, como a descrição dos requisitos funcionais, lista de riscos, criação de protótipos para prova de conceito, e outros. São apenas completados parcialmente, e sequentemente sendo refinados, e lembrando que todos estes artefatos são opcionais, você pode optar pelo que te agregar maior valor para a elaboração do projeto, a fase de Concepção é um planejamento.

Nessa parte não é preciso detalhar muito os requisitos e funcionalidades, isso se faz na elaboração do projeto.

Elicitação de requisitos: é uma das tarefas mais importantes na engenharia de software, pois se trata da fase de extração, obtenção das necessidades do usuário, e entendimento dos fatos que apresentam problemas a serem resolvidos. Na fase de elicitação, é necessário o envolvimento do usuário, descrição clara dos requisitos, planejamentos adequados, e expectativas realísticas. Tem-se toda uma preparação para se extrair essas informações do usuário, podendo ser desde um questionário a um workshop, durante as entrevistas, focar no que o cliente quer e não tirar conclusões precipitadas, ter boa postura, não falar termos técnicos, e em caso de duvidas sempre esclarecê-las com o seu cliente.

Tipos de Requisitos

Requisitos de negócio

Descrevem o porquê de a organização estar implementando o sistema, os objetivos que ela espera atingir. É aconselhável armazená-lo no documento de visão e escopo do projeto.

Requisitos de usuário

Descrevem os objetivos e tarefas que o usuário precisa executar com o produto, e uma boa maneira de representá-los é elaborando casos de uso com a descrição do cenário. Ou seja, requisitos de usuário são simplesmente o que o usuário vai ser capaz de fazer com o uso do sistema.

Requisitos Funcionais

Especificam como o sistema deve funcionar para que o usuário possa executar suas tarefas, e atender aos requisitos do negócio.

Engenharia de Requisitos

Pode se dizer que requisitos são necessidades do cliente, do sistema ou da organização. O processo de descobrir e entender o que o cliente preciso chama-se levantamento de requisitos. O de descrever as funcionalidades do sistema o que deve e não fazer é chamado de requisitos do sistema, e esse processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com