TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Algoritmo

Dissertações: Atps De Algoritmo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

Conceitos Fundamentais de Programação

• Noção de Algoritmos - é um conjunto de ações com propriedades especificas e com estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas, onde requer um nível de detalhamento para que essas ações representem comandos específicos para serem realizadas pelo computador. Algoritmo quer dizer “operação ou processo de cálculo”

• Pseudo Linguagem – pseudo linguagem ou pseudocódigo é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo utilizando um conjunto restrito de palavras-chaves que tem equivalentes nas linguagens de programação além de não requerer toda a rigidez sintática necessária para uma linguagem de programação onde se obtenha uma lógica do algoritmos e não no formalismo da representação e obter mais familiaridades com os algoritmos;então pode se dizer que pseudo linguagem é uma linguagem de programação. Usa – se uma pseudo-linguagem conhecida como “Portugol” ou Português Estruturado. O “Portugol” é derivado da aglutinação de Português + Algol. Algol é o nome de uma linguagem de programação estruturada usada no final da década de 50.

• Estrutura de um Programa - O andamento de um programa depende do tipo de linguagem utilizada para fazer o programa, mais ou menos todas as linguagens de programação se baseiam no mesmo princípio:

O programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro até encontrar uma instrução que lhe indica para ir para um lugar preciso do programa. Trata-se de uma espécie de jogo de pista, no qual a máquina deve seguir o comando e executar as instruções que encontra até chega ao fim do programa e este parar.

• Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis - Na maior parte das linguagens, trabalha-se geralmente com variáveis, isto é, associa-se um nome a um conteúdo. Durante o processamento, um programa de computador precisa armazenar e manipular dados. Os dados de um programa são valores, como uma cadeia de caracteres que se representa; e esses valores precisam ser devidamente armazenados para permitir a realização de diversas operações para a produção de resultados. O conjunto de instruções de um programa de computador determina precisamente quais são os dados de entrada esperados, qual processamento será realizado sobre esses dados e como o resultado produzido será informado a quem o requisitou. Os tipos de dados oferecidos por uma linguagem de programação têm relação direta com a facilidade com que o programador cria seus programas, pois quanto mais as estruturas de dados forem flexíveis e adaptadas a um problema, mais natural e simples será a solução proposta. Os tipos de dados são classificados em tipos de dados primitivos e tipos de dados estruturados. Um tipo de dado primitivo é aquele que não pode ser definido em termos de outro tipo mais simples. Por exemplo: Tipos numéricos, Tipo inteiro, Tipo flutuante, Tipo booleano, Tipo caractere, Tipo string.

Tipos estruturados - Os tipos de dados estruturados recebem esse nome porque são construídos a partir da aplicação de construtores de tipos a tipos mais simples. A possibilidade de utilizar construtores de tipos é importante porque permite ao programador definir novos tipos devidamente voltados à solução do problema tratado. Abordaremos dois tipos de dados estruturados em nossa discussão: os arranjos e os registros.Exemplos: Arranjos, Registros.

Variável é utilizada para representar um valor desconhecido, tipicamente conhecido como incógnita da expressão, podendo assumir qualquer valor do conjunto ao qual a variável pertence. É comum vermos expressões como , onde a variável representa um valor inteiro desconhecido.

Assim, sabemos que os tipos de dados, as variáveis e as constantes são elementos fundamentais na construção de programas. A diversidade de tipos de dados e de mecanismos para a construção de novos tipos pelos programadores surgiu com o objetivo de facilitar o trabalho do programador e aumentar sua produtividade. A facilidade com que os programadores executam suas tarefas depende de quão bem os tipos de dados coincidem com o espaço de problema do mundo real. Portanto, o conhecimento dos tipos de dados e das representações de seus valores em constantes e variáveis é essencial ao programador.

• Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais – Estes operadores são empregados com muita freqüência em programação. É com o seu uso (muitas vezes da combinação de vários deles) é que são feitas as tarefas mais comuns de processamento de dados.São sinais utilizados nos algoritmos para indicar a realização de operações.

Operadores Aritméticos servem para realizar operações com números inteiros ou reais.

Operadores Lógicos são usados para combinar expressões relacionadas que resultam em valores lógicos verdadeiros ou falsos.

Operadores relacionais são operadores binários que devolvem os valores lógicos verdadeiro e falso. Estes valores são somente usados quando se deseja efetuar comparações que só podem ser feitas entre objetos de mesma natureza, isto é, variáveis do mesmo tipo de dado.

• Características do ambiente de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com