TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estrutura De Dados

Monografias: Atps Estrutura De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  2.498 Palavras (10 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE DE NEGOCIOS DE BH (FNBH)

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Luciano Souza Mendes RA: 7983723790

Marco Antônio Ferreira de Oliveira RA: 7983716585

Taciana Lopes De Deus RA: 1299516284

ESTRUTURA DE DADOS.

Belo Horizonte 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE DE NEGOCIOS DE BH (FNBH)

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ESTRUTURA DE DADOS.

Luciano Souza Mendes RA: 7983723790

Marco Antônio Ferreira de Oliveira RA: 7983716585

Taciana Lopes De Deus RA: 1299516284

Belo Horizonte 2014

Descrever e exemplificar o que é alocação estática de memória.

É um processo que consiste em solicitar/utilizar memória durante o processo de execução de um programa de computador. A alocação de memória no computador pode ser dividida em dois grupos principais:

Alocação Estática: os dados tem um tamanho fixo e estão organizados sequencialmente na memória do computador. Um exemplo típico de alocação estática são as variáveis globais e arrays. Alocação Dinâmica: os dados não precisam ter um tamanho fixo, pois podemos definir para cada dado quanto de memória que desejamos usar. Sendo assim vamos alocar espaços de memória (blocos) que não precisam estar necessariamente organizados de maneira sequencial, podendo estar distribuídos de forma dispersa (não ordenada) na memória do computador. Na alocação dinâmica, vamos pedir para alocar/desalocar blocos de memória, de acordo com a nossa necessidade, reservando ou liberando blocos de memória durante a execução de um programa. Para poder “achar” os blocos que estão dispersos ou espalhados na memória usamos as variáveis do tipo Ponteiro (indicadores de endereços de memória). A alocação é estática, pois acontece antes que o programa comece a ser executado:

char c; int i; int v[10];

Às vezes, a quantidade de memória a alocar só se torna conhecida durante a execução do programa. Para lidar com essa situação é preciso recorrer à alocação dinâmica de memória. A alocação dinâmica é gerenciada pelas funções malloc e free, que estão na biblioteca stdlib. Para usar esta biblioteca, é preciso dizer :

#include <stdlib.h>

A função malloc (abreviatura de memory allocation) aloca um bloco de bytes consecutivos na memória do computador e devolve o endereço desse bloco. O número de bytes é especificado no argumento da função. No seguinte fragmento de código, malloc aloca 1 byte:

char *ptr;

ptr = malloc( 1);

scanf( "%c", ptr);

O endereço devolvido por malloc é do tipo "genérico" void *. O programador armazena esse endereço num ponteiro de tipo apropriado. No exemplo acima, o endereço é armazenado num ponteiro-para-char.

Para alocar um tipo-de-dado que ocupa vários bytes, é preciso recorrer ao operador sizeof, que diz quantos bytes o tipo especificado tem:

typedef struct {

int dia, mes, ano;

} data;

data *d;

d = malloc( sizeof (data));

d->dia = 31; d->mes = 12; d->ano = 2008;

[As aparências enganam: sizeof não é uma função.]

Overhead. Cada invocação de malloc aloca um bloco de bytes consecutivos maior que o solicitado: os bytes adicionais são usados para guardar informações administrativas sobre o bloco de bytes (essas informações permitem que o bloco seja corretamente desalocado, mais tarde, pela função free). O número de bytes adicionais pode ser grande, mas não depende do número de bytes solicitado no argumento de malloc. Não é recomendável, portanto, invocar malloc repetidas vezes com argumento muito pequeno. É preferível alocar um grande bloco de bytes e retirar pequenas porções desse bloco na medida do necessário.

int dia, mes, ano;

} data;

int main( void) {

printf( "sizeof (data) = %d\n", sizeof (data));

printf( "sizeof (data *) = %d\n", sizeof (data *));

return 0;

}

A memória é finita:

Se a memória do computador já estiver toda ocupada, malloc não consegue alocar mais espaço e devolve NULL. Convém verificar essa possibilidade antes de prosseguir:

ptr = malloc( sizeof (data));

if (ptr == NULL) {

printf( "Socorro! malloc devolveu NULL!\n");

exit( EXIT_FAILURE);

}

A codificação frequente e repetida desse teste é cansativa para o programador e desvia a atenção do leitor. Por isso, vamos usar a seguinte versão alternativa de malloc:

void *mallocc( size_t nbytes)

{

void *ptr;

ptr = malloc( nbytes);

if (ptr == NULL) {

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com