TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto Desenvolvimento Nucleo Comum

Trabalho Universitário: Auto Desenvolvimento Nucleo Comum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1

O autor sugere que a sustentabilidade, em sua essência não teve ter apenas três folhas e sim cinco. (p57)

Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta:

As cinco dimensões relatadas pelo autor são, dimensão ambiental, dimensão econômica, dimensão social, política e dimensão cultural.

A primeira dimensão citada é a sustentabilidade ambiental, esta dimensão sugere que a produção e consumo não seja desproporcional à base material da economia onde os ecossistemas devem ser respeitados para que possam se auto refazer e onde a produção e o consumo sejam racionais.

A segunda é a dimensão econômica onde se visa o eficiente crescimento de recursos naturais como fontes fósseis de energia, água e minérios além da efetiva inovação tecnológica sem menosprezar o lucro são claro.

A terceira dimensão a social tem grande relação coma segunda e onde o foco é a consciência de não absorver recursos que possam prejudicar o semelhante utilizando percentuais de recursos suficientes para a sobrevivência diminuindo assim a pobreza e a desigualdade fazendo prevalecer a justiça social.

Podemos citar como quarta dimensão a política onde os conflitos de interesses a violência e a desigualdade social fazem parte da despolitização da sustentabilidade e onde está o foco da transformação social.

Temos como quinta dimensão a cultural onde fica explícito que não é possível haver mudanças no padrão de consumo e no estilo de vida se não conseguirmos mudar nossos valores e comportamentos adaptando-se a uma nova cultura.

Questão 2

Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas?

Resposta:

São três as dimensões, Ambiental, dimensão Social e dimensão Econômica.

Questão 3:

De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Primeira resposta:

Fica sugerido que o homem intensifique a busca por tecnologia para que ele possa superar uma possível falta de recursos em um futuro não muito distante.

Segunda resposta:

A segunda resposta consiste em mudança de padrões de produção e consumo mudando o padrão expresso em um provável decrescimento entre outros.

Terceira resposta:

Afirma uma hipótese de catástrofe ou até a extinção da humanidade causada pelo total descontrole de consumo da matéria prima, uma tragédia gradativamente anunciada.

Questão 4

Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Resposta:

A forma mais sensata e eficaz de se conseguir um planeta sustentável, é reeducando o homem quanto as questões, políticas,culturais, sociais, ambientais e econômicas, na proposta de se conseguir convencer a comunidade das limitações e das possíveis escassezes dos recursos naturais como por exemplo a água e também conscientizar os lideres e também à toda a comunidade dos enormes benefícios da reciclagem e da sustentabilidade.

Questão 1

O autor sugere que a sustentabilidade, em sua essência não teve ter apenas três folhas e sim cinco. (p57)

Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta:

As cinco dimensões relatadas pelo autor são, dimensão ambiental, dimensão econômica, dimensão social, política e dimensão cultural.

A primeira dimensão citada é a sustentabilidade ambiental, esta dimensão sugere que a produção e consumo não seja desproporcional à base material da economia onde os ecossistemas devem ser respeitados para que possam se auto refazer e onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com