TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES AUTO DESENVOLVIMENTO

Tese: ATIVIDADES AUTO DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  Tese  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES AUTO DESENVOLVIMENTO

Conceitue sobre os regimes de governo PARLAMENTARISMO E PRESIDENCIALISMO, citando inclusive

as diferenças existentes entre os regimes. (mínimo de 30 linhas)

Item 2: Caso houvesse uma consulta popular para alterar a forma de regime de governo no Brasil

hoje, como se daria esta consulta? Explique.

Srs. Alunos, não se esqueçam de fundamentar e concluir os temas escritos.

Primeiramente começarei a conceituar sobre o parlamentarismo, o qual é um sistema de governo em que o poder legislativo, o parlamento, oferece a sustentação política) para o poder executivo. Sendo assim, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e também para governar. No parlamentarismo, o poder executivo é, geralmente, exercido por um primeiro-ministro .

Temos duas formas de apresentar o parlamentarismo. Primeiramente temos as Repúblicas Parlamentaristas, onde o chefe de estado com poder de governar é um presidente eleito pelo povo e nomeado pelo parlamento, por tempo determinado. Temos também as monarquias parlamentaristas, o chefe de governo é o monarca, rei, que assume de forma hereditária. Neste último caso, o chefe de estado, que governa de fato, é um primeiro-ministro, também chamado de chanceler.

Definição

O presidencialismo é um sistema de governo em que o presidente é o Chefe de Estado e de Governo. Este presidente é o responsável pela escolha dos ministros.

O poder

No presidencialismo, o presidente exerce o poder executivo, enquanto os outros dois poderes (legislativo e judiciário) possuem autonomia.

Caso brasileiro

O Brasil é uma República Presidencialista deste 1889, quando ocorreu a Proclamação da República. O parlamentarismo só existiu no Brasil entre 7 de setembro de 1961 e 24 de janeiro de 1963, durante o governo do presidente João Goulart.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com