TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação

Artigos Científicos: Automação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 10

1. Por que a automação industrial é importante nos dias de hoje? Quais seriam as razões para a sua utilização na empresa na qual você atua hoje?

A qualidade, produtividade e competividade e redução de custos estão nos conceitos de desafios das atuais empresas. A melhoria em programação da fabricação do produto assim melhora na qualidade e conquistando a confiança dos nossos clientes aumentando nossas vendas, que neste mercado cada dia é mais competitivo.

2. Descreva com suas próprias palavras os níveis e as atividades principais da pirâmide de automação. Exemplifique para a empresa (fábrica) na qual você atua hoje?

1° nível das maquinas com sensores e atuadores o parte operacional que atua no envase do produto até paletização do produto. Ex: máquinas de envase, inspeção, encaixotamento e paletização do mesmo.

2° nível painéis onde se processa o controle dos sensores e atuadores das maquinas Ex: máquinas de envase, inspeção, encaixotamento e paletização do mesmo

3° nível interface homem máquina que tem controle sobre o processo. Ex IHM PC Redes de comunicação e supervisórios.

4° nível gerenciamento controle da produção assim podendo programar a produção e ter controle da logística da fabrica. Ex: dados que são enviados da linha de produção por um Software chamado Mês.

5° nível corporativa este controla as vendas em função dos produtos que encontram na logística, e as compras conforme o estoque. Ex software Mes de controle de vendas e compras.

3. Defina malha aberta, malha fechada com realimentações e com compensação avante. Exemplifique os 3 casos.

Controle de malha aberta consiste basicamente em um sistema que não possui realimentação, consiste em aplicar um sinal de controle na entrada de um sistema, esperando-se que na saída a variável controlada consiga atingir um determinado valor ou apresente um determinado comportamento desejado. Nesse tipo de sistema de controle não observamos a evolução do processo para a determinar o sinal de controle. A entrada não depende da saída. Ex:

Sinal de controle  processo  saída  Válvula

Controle de malha fechada (PID) é extensamente utilizado em aplicações industriais para controlar uma larga variedade de processos. Este sistema baseia-se na definição de um set-point (valor de trabalho), em conjunto com um sinal de feedback (resposta do sistema), podendo ter como variáveis temperatura, pressão e velocidade.

Através da comparação dos valores de set-point e feedback, será gerado um erro (diferença), que o sistema deverá corrigir aumentando ou diminuindo a velocidade do motor em questão.

O processamento do sinal de erro pode ser muito complexo devido a possíveis atrasos do sistema. O sinal de erro é processado por um controlador Proporcional e Integral (PI) cujos parâmetros podem ser ajustados para aperfeiçoar o desempenho e estabilidade do sistema.

Uma vez ajustado, consegue-se um controle muito eficiente e preciso.

4. Exemplifique as diferenças entre as realimentações negativas e positivas.

O sinal da entrada pode fazer uma soma do sinal realimentado com a entrada ou podendo fazer uma subtração do sinal realimentado com a entrada, quando subtraído temos uma realimentação negativa , e quando somados temos uma realimentação positiva ou regenerativa.

Portanto a negativa apresenta uma estabilidade no circuito e positiva apresenta uma instabilidade do circuito.

5. O que você entende por engenharia de software na automação?

É software que vieram para ajudar a melhorar-nos diversos processos de fabricação e controle de uma empresa ou indústria a fim de obter maior precisão nos processo de fabricação e controle da produção e confiabilidade do produto reduzindo perdas. Operando em tempo real.

6. O que são programas que operam em tempo real? Cite um exemplo aplicado em plantas de manufatura. Analise os diagramas que se seguem, identificando a técnica de controle dinâmico em cada um.

TI = Sensor/Indicador de temperatura

PI = Sensor/Indicador de pressão

Esquematize o diagrama de blocos e evidencie as variáveis do sistema.

1) Controle por realimentação

Valor aplicado Variável Controle

2) controle por antecipação

P

Entrada

Controle

Valor aplicado Fluxo Saída

3) controle por realimentação e por antecipação

P

Controle

Variável controlada Fluxo Variável controlada

São programas que operam por realimentação e por antecipação dando mais precisão para meu processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com