TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Automa

Por:   •  29/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

Automação industrial vs. (pós-)pandemia: oportunidades e desafios

A falta de planejamento de muitos países em relação ao covid-19 é evidente e é nesses tempos difíceis que a automação encontra oportunidades para crescimento. A pandemia trouxe a necessidade de um distanciamento social e com isso houve um aumento na utilização da robotização e automação para que os trabalhadores não se aglomerem em seus postos de trabalho e a empresa continue com uma produtividade boa e com segurança. A transformação digital passou a ser um assunto bem mais discutido nesses tempos pois traz uma visão “smart” que impacta de forma boa desde um processo produtivo até mesmo uma cadeia de fornecedores.

No combate a covid-19 a automação se mostrou bastante presente, tornando uma oportunidade de crescimento eminente em relação a softwares e novas soluções para a área da saúde. A automação tornou alguns processos como de medição de temperatura muito mais fáceis de lidar principalmente onde se tinha uma grande circulação de pessoas, como shoppings, mercados entre outros. Nesses tempos difíceis a produção de itens essenciais tornou-se importantíssima e uma grande oportunidade para industrias que contem uma manufatura mais flexível de despontar na frente de concorrentes a fim de produzir esses itens essências, caso esse que traz também uma grande oportunidade para desenvolvedores na área da automação.

Automação pós-pandemia: uma realidade complexa

O surto da covid-19 desenvolveu uma necessidade de um ritmo de avanço tecnológico maior, empresas e pessoas tiveram que se adaptar rapidamente implementando tecnologias de automação ou poderiam vir a falir devido a não adaptação ao cenário atual. A grande procura por essas tecnologias fez com que preços baixassem tornando essa oportunidade de mudança tecnológica mais acessível. Com essa evolução na tecnologia juntamente ao 5G os sistemas que antes eram pouco utilizados, agora podem se tornar cotidianos. A complexidade no desenvolvimento de produtos é preocupante por conta que antigamente as preocupações em relação ao desenvolvimento do produto focava muito em introduzir as necessidades do ser humano e fornece-lo um treinamento para uma opção correta da tecnologia. Com organizações automatizadas e conectadas entre si, é necessário na hora do projeto do produto ter uma atenção maior a complexidade própria dele e também ao cenário onde está inserido.

O auxilio emergencial evidenciou outra consequência do aumento da automação, muitas pessoas não sabiam ou não conseguiram ter fácil acesso a esse auxilio, seja por não saber utilizar a tecnologia ou pela tecnologia ter falhas no desenvolvimento. Para uma melhor solução desse problema, as entidades responsáveis pelo desenvolvimento desse projeto devem obter profissionais capacitados para diminuir a complexidade para o usuário final, tornando mais fácil a utilização da tecnologia. A educação das pessoas em relação as tecnologias atuais é fundamental para um maior avanço em geral da automação, tornando os indivíduos com mais capacidade de interação com tais tecnologias desenvolvidas.

A academia e a automação pós-pandemia

A pandemia trouxe uma mudança em alguns desenvolvimentos da automação, que antes eram apenas um desejo e hoje se tornam uma necessidade. A interação entre universidades, industrias e o estado é determinante para uma evolução constante da automação, pois diante desse novo cenário, a necessidade de novas tecnologias será presente em muitas organizações. É importante que nessa aproximação as entidades se entendam de forma que as diferenças contribuam para serem complementares e no fim contribuam para um melhor desenvolvimento, o estado tem uma responsabilidade grande e é imprescindível que o mesmo entenda seu papel.

A universidade tem um papel ligado aos recursos humanos, pois a pesquisa e extensão colaboram para uma formação na função do ensino e mão de obra qualificada. A pessoa que estiver envolvida deve obter total condição para exercer as atividades que forem necessitadas. É necessário que esse profissional fornecido pela instituição de ensino tenha total capacidade de adaptação, com qualidade e o mais rápido possível para produzir conhecimentos novos. A transferência de tecnologia e seu sucesso vai ser bastante dependente dos profissionais terem o mesmo objetivo e foco, desde a parte acadêmica até industrial.

Automação e indústria no pós-pandemia

Em relação a transformação digital, a interação entre indústria, universidade e governo tem uma grande importância no sucesso dessa transformação no Brasil. Já em relação à criação de uma sociedade com mais saúde, segurança e sustentabilidade, a automação e digitalização tem um papel importantíssimo. Um exemplo de alguns impactos que teremos nos próximos anos é os 2 graves acidentes na exploração mineral em Minas Gerais que trouxeram consigo uma maior reflexão e demanda de ações de instrumentação, automação e digitalização para que não ocorra mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com