TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação pirólise à plasma

Por:   •  20/9/2018  •  Monografia  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

 

PROJETO FINAL DE CURSO

Ciro lobo

Jefferson Thiago

APRIMORAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

(AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL) 

Orientador: ITAMAR VIEIRA BARRETO

16/10/2012

MELHORIA DE OPERAÇÃO DO PROJETO PIRÓLISE À PLASMA

Com o propósito de desenvolver processos mais limpos na geração de hidrogênio e até mesmo na geração elétrica, a Petrobrás decidiu investir no desenvolvimento da tecnologia de produção de hidrogênio e carbono a partir da pirólise a plasma do gás natural.

Para tanto a Petrobrás firmou convênio com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) para trabalhar no desenvolvimento conjunto de uma bancada experimental da tecnologia de pirólise a plasma do gás natural, usando principalmente o gás metano como reagente, buscando determinar as condições operacionais mais adequadas ao processo, analisando os produtos e quantificando os insumos.

Problematização

No atual projeto Pirólise à Plasma existe grandes dificuldades na sua operação, por exemplo, o acionamento de cada equipamento da bancada experimental deve ser feito manualmente, além de que, cada equipamento depende de uma tomada exclusiva para o seu funcionamento.

Verificou-se também que os componentes destinados à proteção dos condutores e segurança dos equipamentos encontram-se totalmente inacessíveis. Com a existência desse problema, um grande risco surge para as pessoas localizadas no prédio, pois o local é destinado a estudos de gases .

Observamos ainda que o sistema de visualização das variáveis do processo e aquisição de dados é muito ultrapassado, acarretando perdas de informações e dúvidas na conclusão dos testes realizados.

Como o projeto é financiado pela Petrobrás, ocorrem periodicamente visitas de professores e pesquisadores para a realização de testes na bancada, por isso necessita-se de uma melhor praticidade e também uma boa estética.

Objetivo geral

Melhorar o sistema de operação do projeto pirólise de maneira que venha a atender as condições exigidas no que diz respeito à segurança, confiabilidade, fácil operação e aquisição de dados.

Objetivos específicos

Realizar a montagem de um quadro elétrico, o qual deverá ser aproveitado a estrutura da bancada. Assim solucionando o problema das tomadas individuais para cada equipamento, instalando uma tomada industrial.

Atender as condições exigidas pela equipe organizadora do projeto, por exemplo, deixando os dispositivos de segurança acessíveis e, melhorar o sistema de aquisição de dados e lógica de intertravamento instalando um CLP (controlador lógico programável), e dois multimedidores de energia para a monitoramento  de tensão e corrente.

Concretizar a instalação de sensores de gases em conjunto com alarmes luminosos e sonoros na bancada.

Justificativa

O projeto no geral por se tratar de uma tecnologia nova e de uma área de pouco conhecimento necessita de sistemas avançados que visem produtividade, confiabilidade e segurança.  Por isso a implementação da automação industrial será de grande utilidade e beneficio para o projeto, pois se trata de um processo de evolução tecnológica irreversível, além de aperfeiçoar a sua operação e garantir maior qualidade ao processo.

Metodologia

O trabalho será realizado de forma teórica e prática. A forma teórica será baseada em pesquisas na área de automação e comandos elétricos, e a forma prática será baseada nos normas técnicas regulamentadoras visando segurança e qualidade.

Referencial teórico

As melhorias na planta industrial que podem ser desenvolvidas em plantas industriais que podem ser desenvolvidas em sistemas já automatizados (sempre objetivando confiabilidade, repetividade, produtividade e segurança), pedem um consciencioso planejamento estratégico por parte da administração / engenharia da empresa; em suma uma gestão da automação.

Segundo Cícero Couto de Morais, “A automação na indústria decorre de necessidades tais como: Maiores níveis de qualidade de conformação e de flexibilidade menores custos de trabalho, menores perdas de materiais e menores custos de capital; maior controle das informações relativas ao processo, maior qualidade das informações e melhor planejamento e controle”. A automação industrial tem se mostrado muito versátil em nossos dias, segundo Paulo Rogério da Silveira “Pode-se dizer que a automação industrial é oferecer e gerenciar soluções.” Com base nesses comentários pode-se afirmar que a automação mostra ser a melhor opção a ser implementada referente à melhoria do projeto em execução.

Cronograma das atividades

[pic 3][pic 4][pic 5]

1º e 2º SEMANA

3º SEMANA

4º SEMANA

5º SEMANA

6º SEMANA

7º SEMANA

8º SEMANA

Projeto

X

Levantamento Bibliográfico

X

X

Discursão

X

X

Elaboração Prática

X

X

Conclusão

X

Estruturação

X

Revisão

X

Entrega

X

Apresentação

X

X

Referências

DA SILVEIRA, Paulo R., SANTOS, Winderson E. Automação e controle discreto. 9ª edição. São Paulo: editora Érica, 2011.

DE MORAES, Cicero Couto, CASTRUCCI, Plinio de Lauro. Engenharia de automação industrial. Rio de janeiro: editora LTC, 2001.

GEORGINI, Marcelo. Automação aplicada: descrição e implementação em sistemas sequenciais com PLCs. 4ª ed. São Paulo: editora Érica, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (300.7 Kb)   docx (340.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com