TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automotivos

Resenha: Automotivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Resenha  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  341 Visualizações

As caixas de transmissão automáticas proporcionam a mudança de marcha de maneira automática, sem a necessidade de intervenção do operador. A seleção da marcha a ser empregada em cada instante é feita, basicamente, em função da velocidade do veículo, da rotação do motor e da posição do acelerador do motor. Os mecanismos empregados nas caixas automáticas são os engrenamentos planetários, isoladamente ou um conjunto deles, conforme o número de marchas que for necessário para a caixa de câmbio. Algumas caixas empregam transmissões em conjunto com outros tipos de engrenamentos. O acoplamento do motor com a caixa automática é feito através de um conversor de torque.

Figura 15: Transmissão automática para caminhões.

A figura anterior mostra uma transmissão automática para caminhões, ônibus e veículos especiais com retarder integrado (ZF Ecomat 5 HP 500). A indicação 1 refere-se ao conversor de torque hidrodinâmico com lock-up – sistema de fricção de acoplamento final da embreagem. O número 2 indica um retarder hidrodinâmico – sistema de freio auxiliar que, através da passagem forçada de óleo consome energia da tem motriz auxiliando no controle

Sistemas Mecânicos Automotivos – Carlo Giuseppe Filippin de velocidade do veículo, particularmente em descidas (disponível apenas em caixas de câmbio automáticas de veículos pesados). O item 3 é o conjunto planetário com 5 velocidades. A lubrificação e o controle da caixa de câmbio é hidráulico, acionado pela bomba de óleo (indicação 4). As válvulas de controle do câmbio estão alojadas no Carter da caixa (item 5)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com