TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Av1 - 3º Semestre De Educação E Técnologia

Trabalho Escolar: Av1 - 3º Semestre De Educação E Técnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  1.608 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1

Em nossa web aula, buscamos embasar as discussões em Platão para conseguir fazer uma analogia com a questão das tecnologias na escola e a respeito dos paradigmas. Sendo assim, a obra referenciada para tal debate é o:

Marcolino

Astronauta

Mito da Caverna

Caberna Tridimensional

Mito Platônico

Questão 2

Assinale a alternativa que representa o velho paradigma educacional e que a partir dele, fica difícil utilizar-se das novas tecnologias, pois apenas revestimos a educação com um verniz da modernidade.

A relação professor aluno é vertical: a experiência do professor é repassada ao aluno, ou seja, o aluno aprende o que o professor já sabe, já pesquisou e já aprendeu.

O professor é mediador: faz a mediação entre o conhecimento e o aluno, orientando a aprendizagem. Possibilita o trânsito pelo saberes diversos

O aluno é aprendente: busca o conhecimento, é desejoso de aprender, é investigativo, busca o saber pelo prazer de saber, é responsável pelo próprio crescimento.

A sala de aula: é o ambiente de cooperação e de construção colaborativa. Assim, extrapola o entorno escolar.

A relação professor aluno é horizontal: todos aprendem e todos ensinam. A aprendizagem é coletiva.

Questão 3

Sabemos que as tecnologias chegaram para ficar e há algum tempo tem gerado a necessidade de reorganizarmos ou modificarmos o paradigma educacional. Leia a seguir a alternativa que apresenta o Novo Paradigma:

O professor detém o conteúdo, repassa ao aluno e avalia. Através de aulas expositivas, o professor é o condutor do processo de ensino e aprendizagem.

O aluno reconhece-se como agente da sua aprendizagem, sendo o professor o mediador do processo de ensino e aprendizagem;

A relação educacional do professor e aluno acontece em uma aprendizagem apenas de transmissão de informações e não de produção do conhecimento.

A relação educacional do professor e aluno é impostora, mecânica, apenas repassa informações;

O professor é exclusivo detentor do saber;

Questão 4

compartilhadas por diversos sujeitos e em lugares distintos, democratizando de maneira virtual, o acesso ao saber e reconfigurando novas formas de sociabillização e novas formas de ensinar e aprender. A partir da leitura do texto, podemos afirmar que:

As mudanças tecnológicas alteram a sociedade, mas acaba não implicando em grandes transformações na educação.

As transformações tecnológicas acabam limitando a educação, visto que seu potencial não é aderir à técnica, mas voltar-se para os fins pedagógicos.

As modificações ocorridas com as novas tecnologias implicam em mudança substancial apenas no papel do aluno, não afetando o docente;

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com