TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo 3 Semestre Unopar

Por:   •  21/5/2012  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 4

QUANDO SE FALAM EM LISTAS, FILAS (FIFO) E PILHAS (LIFO) ESTÃO NA VERDADE, SE REFERINDO AS LISTAS DE INFORMAÇÕES. A DIFERENÇA ENTRE ESTAS LISTAS É A MANEIRA QUE É ACESSADA AS INFORMAÇÕES, POR EXEMPLO, INCLUIR, EXCLUIR E LOCALIZAR.

SEGUNDO PUGA E ROSSETTI (2004, P.183), UMA LISTA É UMA COLEÇÃO DE ELEMENTOS DO MESMO TIPO, DISPOSTOS LINEARMENTE, QUE PODEM OU NÃO SEGUIR UMA ORGANIZAÇÃO, POR EXEMPLO, [E1, E2, E3, E4, E5,... En], ONDE n DEVE SER MAIOR OU IGUAL A 0.

UMA LISTA É SIMPLISMENTE UM CONJUNTO DE DADOS QUE PRESERVA A ORDEM LINEAR ENTRE ELES. EX UMA LISTA DE MATERIAL ESCOLAR, UMA LISTA DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABRIR UMA CONTA NO BANCO, ETC...

FIFO (FILAS)

ESSE CONCEITO É CONHECIDO COMO ‘FIRST IN, FIRST OUT’ EM PORTUGUÊS O MESMO É CONHECIDO COMO (PEPS) OU ‘PRIMEIRO QUE ENTRA, PRIMEIRO QUE SAI’.

UM EXEMPLO COMUM NO DIA A DIA É O DE UMA FILA DE PADADRIA CUJO PRIMEIRO CLIENTE QUE ENTRA NA FILA E COMPRA SEU PÃO É PRIMEIRO QUE SAI DA FILA. JA SE FALANDO EM INFORMÁTICA TEMOS O EXEMPLO DE QUANDO ENVIAMOS DOCUMENTOS PARA IMPRESSÃO PRIMEIRO SERÃO IMPRESSOS OS QUE ENVIAMOS PRIMEIRO E SENDO ASSIM SAIRÃO DA FILA DE IMPRESSÃO E SEGUI-SE PARA O PROXIMO DA FILA E ASSIM POR DIANTE.

NO CONCEITO DE FILA, OS ELEMENTOS SÃO ATENDIDOS, OU UTILIZADOS NA SEQUENCIA E NA ORDEM EM QUE SÃO ARMAZENADO.

FILA É UMA LISTA ONDE TODAS AS INSERÇÕES SÃO SEMPRE FEITAS EM UMA PONTA E ASREMOÇÕES SÃO SEMPRE FEITAS NA OUTRA PONTA. DESTA FORMA, O ITEM REMOVIDO É SEMPREO QUE FOI INSERIDO A MAIS TEMPO.

LIFO (PILHAS)

ESSE CONCEITO É CONHECIDO COMO (‘LAST IN, FIRST OUT’), EM PORTUGÊS É CONHECIDO COMO (UEPS), OU ÚLTIMO A ENRAR, PRIMEIRO A SAIR. É UMA LISTA LINEAR A QUAL TODAS AS OPERAÇÕES DE INSERÇÃO E REMOÇÃO SÃO REALIZADAS POR UM ÚNICO EXTREMO QUE É DENOMINADO TOPO.

A OPERAÇÃO DE INSERÇÃO É DENOMINADA EMPILHAMENTO E A DE EXCLUSÃO, DESEMPILHAMENTO. UM EXEMPLO COUM QUE PODE SER APLICADO A ESTE CONCEITO É QUANDO UTILIZAMOS UM PINO COM CDS VIRGEM QUANDO QUEREMOS UM CD NOVO UTILIZAMOS O ESTÁ NO TOPO DA PILHA E QUANDO VAMOS REPOR COLOCAMOS SEMPRE EM CIMO DOS QUE JÁ ESTÃO LA (NO TOPO).

PILHA É UMA LISTA ONDE TODAS AS INSERÇÕES E REMOÇÕES SÃO SEMPRE FEITAS NA MESMA PONTA. DESTA FORMA, O ITEM REMOVIDO É SEMPRE O QUE FOI INSERIDO MAIS RECENTEMENTE.

ALOCAÇÃO SIMPLESMENTE ENCADEADA

QUALQUER ESTRUTURA, INCLUSIVE LISTAS, QUE SEJA ARMAZENADA EM ALOCAÇÃO ENCADEADA REQUER O USO DE UM PONTEIRO QUE INDIQUE O ENDEREÇO DE SEU PRIMEIRO NÓ. O PERCURSO DE UMA LISTA É FEITO, ENTÃO, A PARTIR DESSE PONTEIRO. A IDÉIA CONSISTE EM SEGUIR, CONSECUTIVAMENTE, PELOS ENDEREÇOS EXISTENTES NO CAMPO QUE INDICA O PRÓXIMO NÓ (SEMELHANTE AO ÍNDICE DA ALOCAÇÃO SEQÜENCIAL).

ALOCAÇÃO DUPLAMENTE ENCADEADA

A LISTA DUPLAMENTE ENCADEADA INCORPORA UM NOVO CAMPO DE PONTEIRO. OS CAMPOS DE PONTEIROS TOMAM OS NOMES DE ‘ANT E POST’ (NÓ ANTERIOR E NÓ SEGUINTE, RESPECTIVAMENTE). OS ALGORITMOS DE BUSCA, INSERÇÃO E REMOÇÃO EM TABELAS ORDENADAS SÃO MUITO SIMPLES. NA BUSCA, A FUNÇÃO RETORNA INDICANDO O NÓ PROCURADO OU, SE ESTE NÃO FOI ENCONTRADO, O NÓ QUE SERIA SEU CONSECUTIVO.

O MELHOR MÉTODO DE LISTAS VISTO QUE FACILITA O PROGRAMADOR NA IMPLEMENTAÇÃO DE MÉTODOS QUE AUMENTAM A CAPACIDADE DE ARMAZENAR MAIS INFORMAÇÕES DA LISTA DE FORMA QUE ESSAS INFORMAÇÕES POSSAM SER ENCONTRADAS COM UMA MAIOR PRATICIDADE E TAMBÉM NA ORGANIZAÇÃO DESSAS INFORMAÇÕES É O DE ALOCAÇÃO DUPLAMENTE ENCADEADA.

PROPRIEDADES ACID

A PROPRIEDADE DENOMINADA ACID QUE É A REPRESENTAÇÃO DAS INICIAIS DE ATOMICIDADE, CONSISTÊNCIA, ISOLAMENTO E DURABILIDADE APLICAM-SE NO FUNCIONAMENTO DE TODO SISTEMA GERÊNCIADOR DE BANCO DE DADOS (SGBD) OS SGBDS TEM QUE APLICAR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com