TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de eficiência - operacional

Relatório de pesquisa: Avaliação de eficiência - operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.808 Palavras (16 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

Neste trabalho apresentaremos de forma simplificada a avaliação de desempenho de diversas classes de trabalho (Operacional, Administrativo, Técnico, Supervisão e Gerencial), com o objetivo de mostrar como deve ser os profissionais da área.

Avaliação de desempenho – Operacional

Mão-de-obra básica que geralmente qualquer pessoa pode fazer por ser uma função simples que não tem especialidade, de atividades simples e especificas, que exigem menos iniciativa do âmbito organizacional.

Zelo

Maneira pela qual o colaborador conserva os bens da Organização, como por exemplo: equipamentos, materiais, ferramentas entre outros. Fator que devemos trazer desde nossa infância, esta ligado aos nossos princípios. O colaborador deve ser cuidadoso em tudo que faz, conservar os materiais de seu trabalho, e mantém-los em boas condições.

Estará mostrando-se de pouco zelo se suas atitudes forem descuidos ou de pouco caso com os bens da Organização.

Pontualidade

O Avaliado deve seguir com rigidez aos horários que lhe forem concedidos, sua entrada deve ser registrada no exato momento que lhe for concedido, sem mais nem menos, tendo 15(quinze) minutos de tolerância caso aconteça algo em seu trajeto.

Dará uma má percepção se chegar atrasado com frequência na empresa.

Rendimento no trabalho

É muito importante avaliar o rendimento do trabalho do Colaborador em sua rotina, pois sua eficácia nos processos é característica fundamental para sua carreira.

Se mostrar curioso em aprender é fundamental, se o interesse não partir de si próprio, não é de ninguém que vai partir, sendo assim tem mais facilidade de aprender o processo e consegue acompanhar o ritmo da organização para desenvolver suas tarefas no prazo.

Caso não acompanhe ou não consiga fazer suas tarefas, pode-se fazer uma revisão com o colaborador, caso persista esse problema, pode até leva-lo a ser demitido.

Disciplina

A disciplina do Colaborador é avaliada de acordo com o respeito que tem pelo seus superiores, o modo de como ele respeita a hierarquia. Se acata com sua responsabilidade e cumpre ordens que lhe for dada. Sua atitude influi no seu reconhecimento.

Classifica-se mal disciplinado quando não respeita nem cumpre ordens, ou quando passa por cima de alguma ordem, e faz de uma forma que ele mesmo quer, ou acha que é determinada tarefa.

Hábitos de segurança

Deve-se confirmar até que ponto o funcionário conhece e pratica regras de prevenção de acidentes.

 Se o Colaborador não conhece as normas de segurança poderá envolver-se num acidente a qualquer momento, sendo assim, a organização ensina o colaborador as normas de segurança, sem o comprometer.

 As Organizações podem exigir que o colaborador conheça muito bem todas as normas para prevenir acidentes e como ele observa os riscos, inclusive orientando colegas de trabalho e apresentando sugestões visando melhorar as condições de trabalho.

  O Colaborador terá conflitos ou não seguira carreira por muito tempo caso ele conheça as normas de prevenção e não obedeça-as, se ele não mostre interesse em pratica-las.

Adaptação

Muitas vezes um cargo não se adequa ao perfil de um Colaborador, mas ele persiste em ficar na empresa, as vezes porque ele não consegue arrumar um outro Emprego, ou porque ele depende daquele salário para cumprir suas obrigações pessoais.

Deve-se passar por um treinamento no inicio de contratação para que o colaborador esteja apto a concorrer por determinada função, para que não se depare com situações constrangedoras no decorrer da rotina.

Caso ele já esteja apto a praticar suas funções, ele deve ficar em observação por um período de 30 à 90 dias. Se surgir duvidas em sua função, deve perguntar ao seus gestor, supervisor ou chefe.

Passando o prazo de 30 à 90 dias os seus superiores vão decidir se ele está apto a exercer a função ou não.

Interesse

Avalia-se como o Colaborador procura executar suas tarefas, se ele demonstra interesse em aprender ou aperfeiçoar seus conhecimentos. Quando mais ele se mostrar interessado mais atenção dos seus superiores ele irá chamar. O perfil profissional é fundamental, e é de grande importância que ele aperfeiçoe cada vez mais.

Assiduidade

É considerada a quantidade de frequência no trabalho, como também as faltas justificadas ou não. Não é bom pro Colaborador ter muitas faltas, quando não justificadas.

Aprendizagem

É considerado a capacidade de assimilar as informações recebidas em seu trabalho, e como são assimiladas e se precisa de uma nova explicação na hora que for pratica-la, é fundamental nesse momento a força de vontade e o interesse.

Caso contrario não conseguira assimilar informações e perderá responsabilidades em sua função.

Relacionamento pessoal

Passamos dois terços de nosso dia dentro da Organização com pessoas que talvez não gostemos muito ou que não temos muito papo, pessoas que não são da nossa escolha, e sim dos nossos superiores.

Mas deve-se manter o profissionalismo, e fazer o trabalho com responsabilidade e eficiência, independente de gostar ou não go colega, inclusive manter o respeito com ela, e cumprimenta-la quando entra e quando sai, facilitando o relacionamento.

O relacionamento se divide em duas partes:

Como o avaliado se relaciona com o superior; e como ele se relaciona com os colegas de trabalho.

Existem três coisas que quebram a confiança entre colegas:

• A primeira é uma falha até mesmo da empresa, por falta de um sistema de comunicação eficiente, fazendo assim com que apareça boatos, um colega desconfie do outro surgindo assim as intrigas.

• Colegas que gostam de “puxar o tapete” do outro, que fofocam de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com