TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BYOD

Projeto de pesquisa: BYOD. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 7

BYOD

Resumo

Este artigo fala sobre o BYOD, que também pode ser chamado de BYOT, BYOP e BYOPC que refere-se a política de permitir que colaboradores de uma empresa usem seus dispositivos moveis (Laptops, tablets e smartphone) na empresa para usa-los para acessar informações sobre a empresa e aplicações privilegiadas. Procuramos assim, dar uma contribuição a estudantes, pesquisadores, estudiosos e profissionais da área de informática, uma breve explicação sobre o BYOD, uma análise completa da realidade do BYOD nas empresas, destacando suas importâncias, necessidade e características. A fim de esclarecer melhor e ajudar na compreensão do assunto, apresentamos um trabalho detalhado de fácil entendimento. Pudemos fundamentar que a o BYOD é uma política bem viável que facilita o trabalho de funcionários das empresas, porém estaria sujeito a riscos, como divulgação de informações privilegiadas.

Palavras-chave: BYOD, BYOT, BYOP, BYOPC, empresas, funcionários e informações privilegiadas.

INTRODUÇÃO

Inicialmente, para melhor entendimento do assunto que iremos abordar, vamos esclarecer o que seria a BYOD.

“"B.Y.O.D é a sigla para "Bring Your Own Device", que em tradução livre significa "Traga seu próprio dispositivo", onde a empresa permite que o colaborador use seus dispositivos pessoais para acessar informações corporativas como notebooks e smartphones". (OFICINA DA NET,2013)

Com o avanço da tecnologia surgem novas oportunidades, porém também surgem novas ameaças aos negócios em várias esferas. Os dispositivos móveis estão se tornando mais poderosos com relação às suas capacidades de armazenamento, de processamento e de comunicação e mais acessíveis, ao mesmo tempo.

Os dispositivos móveis oferecem conectividade e poder de uso em qualquer lugar e em qualquer momento, tornando-se importantes, tanto pro uso pessoal, quanto profissional. E as pessoas cientes disso, estão querendo usar os seus tablets e smartphones no seu ambiente de trabalho.

A BYOD dá a liberdade ao funcionário de uma empresa usar os dispositivos que mais lhe agradam para o trabalho, e as empresas vendo que os consumidores finais estão hoje à frente da vanguarda tecnológica, viram que é mais negócio abraçar essa ideia do que ir contra.

Neste artigo, não apresentaremos soluções para problemas no BYOD. Mostraremos o que é o BYOD, como funciona, e se é uma técnica viável para as empresas aderirem a ele. Também mostraremos vantagens e desvantagens em os funcionários usarem dispositivos pessoais para o uso em trabalho.

Objetivo

Identificar as vantagens e os riscos da inserção do BYOD nas empresas.Com o BYOD há aumento de produtividade dos funcionários em uma empresa? Vale a pena aderir à esta nova tendência?

Metodologia

Nosso trabalho baseou-se em pesquisas bibliográficas, livros inerentes aos assuntos em que nos foram submetidos e meios eletrônicos, tudo isso para demonstrar os riscos que a empresas estão sujeitas ao apoiar o BYOD em suas corporações. Sabendo-se o tanto que é difícil para uma área de T.I e que precisam de uma solução para o gerenciamento de segurança a pesquisa foi feita através de artigos de internet, livros e sites que possuíam um conteúdo abrangente, mostrou-se um tema muito recente e com isso, por possuírem muito temas, todas as pesquisas sobre o BYOD, foram feitas através dos meios eletrônicos!

Resultados

Aumento da Produtividade

O uso da tecnologia no trabalho tem aumentado significativamente nos últimos anos, como o uso de papel e processos manuais continuam a diminuir. Na educação, por exemplo, as escolas têm cada vez mais usado a tecnologia na sala de aula, proporcionando aos alunos com equipamentos como tablets e computadores. Uma pesquisa recente mostrou que este tipo de aprendizagem permite que os alunos a serem mais interativos e engajados no processo de aprendizagem. Nas empresas, o uso da tecnologia tem aumentado por causa de práticas e organizações percebendo que, posicionando-se a favor estão economizando dinheiro e gerando apoio interno. Embora a tecnologia aumenta a produtividade geral, o estudo também mostra que os empregados são ainda mais produtivos se o dispositivo que eles usam é de seu uso pessoal.

Menor custo para a empresa

Uso da tecnologia é um benefício para os empregadores, sem dúvida, torna os funcionários mais produtivos, a um custo menor para as empresas. Empresas que compram um grande número de computadores ou tablets geram um grande compromisso financeiro. A maior parte da tecnologia utilizada por organizações só é atual por um determinado período, em seguida, tornam-se obsoletos e precisão de substituição. Ao permitir que os funcionários tragam e usem, o seu próprio dispositivo pode ser sempre uma boa alternativa pois sempre terão uma tecnologia sem a companhia constantemente gerar uns custos para os novos modelos. Para muitos, esta prática tem sido extremamente benéfica pois muitos orçamentos estão sendo cortados e organizações são forçadas a cortar gastos.

BYOD transfere os custos da empresa para o usuário e permite que os funcionários usem seus próprios dispositivos. Políticas BYOD também permitem que os funcionários usem a tecnologia que eles estão confortáveis com e que eles preferem, e não o que a empresa determina que eles usem. Os usuários também podem atualizar seus dispositivos para os mais novos recursos com mais frequência do que o que a empresa pode dar.

Riscos

Apoio a muitos dispositivos diferentes

Embora existam muitos benefícios ao permitir BYOD, existem vários riscos que preocupam a equipes de TI. Em primeiro lugar, já que não é um dispositivo padrão que todo mundo está usando, o departamento de TI terá de suportar muitos tipos diferentes de dispositivos e sistemas operacionais. Isto torna muito difícil para mitigar um problema com um dispositivo quando o usuário precisa de ajuda.

Sem controle sobre o que está no dispositivo

Organizações não tem controle sobre quais tipos de aplicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com