TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacia do Espirito Santo

Por:   •  6/7/2017  •  Dissertação  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

BACIA DO ESPIRITO SANTO

CAMPO FAZENDA CEDRO DO NORTE (FORMAÇÃO URUCUTUCA)

INTRODUÇÃO

A origem da Bacia do Espírito Santo está relacionada ao rompimento do supercontinente Gondwana e à abertura do Oceano Atlântico Sul.

A Bacia do Espírito Santo, uma das bacias mais prolíficas do Brasil, está localizada na margem sudeste do país. Importantes acumulações de hidrocarbonetos são encontradas tanto na porção offshore, nos arenitos turbidíticos (excelentes rochas reservatórias), como também na porção onshore, nos arenitos fluviais e estuarinos.

CAMPO FAZENDA CEDRO NORTE – FORMAÇÃO URUCUTUCA –

A descoberta do Campo de Fazenda Cedro Norte, localizado no Município de São Mateus, no Estado do Espírito Santo, ocorreu em outubro de 1976. A produção de hidrocarbonetos ocorre em arenitos turbidíticos do Cretáceo Superior, na Formação Urucutuca.

[pic 1]

COMPOSIÇÃO MINERALÓGICA

O reservatório é arenítico, com grãos mal selecionados, tamanho modal de areia média e grossa, composicionalmente classificados como arcósios, ricos em grãos de feldspatos e fragmentos de rochas plutônicas.

CARACTERISTICAS DOS COMPONENTES DO ARCABOUÇO – TEXTURA E PROPRIEDADES FISICAS

[pic 2]

(>50% de feldspatos)

[pic 3]

A coloração dos feldspatos presentes nos arenitos arcoseanos variam de uma coloração cinza para rósea-avermelhada dependendo do feldspato. Todos apresentam clivagens perfeitas em duas direções formando ângulos de 90ou próximo deste valor, dureza em torno de 6 e a densidade relativa entre 2,55 e 2,76.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA – COMPORTAMENTO GEOQUIMICO DOS ELEMENTOS DURANTE A DIAGENESE

As alterações mesodiagenéticas foram limitadas, representadas basicamente pela precipitação de pirita, dolomita/ anquirita e quartzo.

TRANSPORTE – MECANICO OU QUIMICO

O transporte de sedimento é feito pela corrente de turbidez, essencialmente causado por avalanches submarinas ou deslizamentos de areia ou lama. Correntes de turbidez são consideradas responsáveis ​​pela distribuição de grandes quantidades de sedimentos clásticos. Clásticos são rochas ou sedimentos, obtidos principalmente a partir de fragmentos de outras rochas ou minerais e encontrados longe de seu lugar de origem. Os clásticos mais comuns são arenito e xisto. Turbiditos distais são finos grãos clásticos formados mais distantes da área de origem. Turbiditos proximais são mais grosseiros e formados mais próximos da área de origem.

AMBIENTE DE SEDIMENTAÇÃO – CARACTERISTICAS DO SEDIMENTO

Os turbiditos são caracterizados por camadas com grande continuidade lateral, acamamento regular e gradacional com afinamento dos grãos para o topo de cada camada. Cada estrato de uma sequência turbidítica é depositado em um único evento (fluxo). A partição das energias entre fluxo denso e turbulento durante um evento turbidítico confere à camada feições típicas desses depósitos. 

[pic 4]  [pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (269.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com