TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados II

Pesquisas Acadêmicas: Banco De Dados II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

1) Porque a linguagem de programação em Java pode ser executada em qualquer sistema operacional, tornado-a multiplataforma? (2,0 pontos)

Esta funcionalidade é possível porque java é uma linguagem interpretada, não tem limitações com a compatibilidade. Os binários criados pelo compilador javac possuem formato neutro que pode ser executado em máquinas virtuais JVMs (Java Virtual Machine) de diversas plataformas. As JVMs geram um arquivo .class que, de forma geral, é o código-objeto gerado para o sistema operacional neutro (Java).

2) Segundo o conteúdo do estudado, explique qual a função do driver de conexão com um banco de dados: (2,0 pontos)

O driver de conexão funciona como um intérprete, faz um papel de tradutor entre linguagem e banco de dados, realizando a comunicação entre ambos.

3) O IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), substitui a linguagem de programação Java? Justifique sua resposta. (2,0 pontos)

Não. O IDE é somente um facilitador para criação de programas em java, evitando que o programador perca tempo compilando e executando o programa manualmente. Auxilia através de ferramentas práticas, e evita possíveis erros, aumentando assim a produtividade.

4) Por que para os comandos insert, updade e delete utiliza-se o método execute Update() e para o comando select utiliza-se o método executeQuery()? Qual a justificativa para que não haja um único método para execução de todos os 4 comandos? (2,0 pontos)

O método executeUpdate (executar a atualização) é para comandos de atualização, ou seja, o INSERT, UPDATE e DELETE são comandos de manipulação de dados, eles modificam e não retornam resultados.

O comando select através do método executeQuery (executar a busca/pesquisa) executa uma pesquisa no banco e retorna o resultado, geralmente o nº de linhas afetados pela instrução.

Update é usado para fazer alterações no banco.

Query para busca de uma determinada alteração.

5) Qual a função do método DriverManager.getConnection()? Quais os parâmetros que devem ser passados para que sua função seja cumprida? (2,0 pontos)

Para abrir uma conexão com um banco de dados, precisamos utilizar sempre um driver.

A classe DriverManager é responsavel por localizar, por traduzir toda as informações, para o banco que se esta utilizando, fazendo assim um papel de ponte. É responsável por se comunicar com todos os drivers disponíveis.

Para isso, invocamos o método estático getConnection com uma String de conexão que indica a qual banco desejamos nos conectar.

Considerada uma fábrica de conexões, esta classe é responsável por localizar o driver carregado, para que possa ser feita a conexão. Basta invocar o método e recebemos uma conexão pronta para uso.

Connection conn = DriverManager.getConnection(url, usuario, senha);

Aqui é fornecido ao método getConnection() a url, o usuario e senha do banco de dados.

Uma vez obtida uma conexão, podemos começar a disparar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com