TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bombas de deslocamento não positivo

Projeto de pesquisa: Bombas de deslocamento não positivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  3.913 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

Introdução 3

Bombas de Deslocamento não Positivo (Hidrodinâmica) 4

- Bombas Centrifugas 4

Bombas de Deslocamento Positivo (Hidrostática) 6

- Bombas de Engrenagem 6

- Bombas de Lóbulo 8

- Bombas tipo Rosca sem fim 8

- Bombas tipo Palheta 8

- Bombas tipo Embolo 9

- Bombas tipo Diafragma 10

- Bombas tipo Pistão 11

Bibliografia 12

Introdução

As bombas são utilizadas nos circuitos hidráulicos, para converter energia mecânica em energia hidráulica. A ação mecânica cria um vácuo parcial na entrada da bomba, o que permite que a pressão atmosférica force o fluido do tanque, através da linha de sucção, a penetrar na bomba. A bomba passará o fluido para a abertura de descarga, forçando-o através do sistema hidráulico.

As bombas são classificadas, basicamente, em dois tipos: hidrodinâmicas (deslocamento não positivo) e hidrostática (deslocamento positivo).

As bombas hidráulicas são classificadas como positivas (fluxo pulsante) e não positivas (fluxo contínuo).

Bombas Deslocamento não Positivo (Hidrodinâmicas)

São bombas de deslocamento não positivo, usadas para transferir fluidos e cuja única resistência é a criada pelo peso do fluido e pelo atrito. Essas bombas raramente são usadas em sistemas hidráulicos, porque seu poder de deslocamento de fluido se reduz quando aumenta a resistência e também porque é possível bloquear-se completamente seu pórtico de saída em pleno regime de funcionamento da bomba.

Essas bombas são utilizadas para movimentação de líquidos, sua força varia com a resistência provocada por um rotor (peças internas dotadas de pás ou aletas). Continua girando mesmo quando bloqueada (interrupção do fluxo), sua pressão máxima é limitada a 250-300psi. Um exemplo de bombas roto dinâmicas (turbo-bombas) são as bombas centrifugas.

Bombas centrifugas

São bombas que funcionam a partir da força centrífuga provocada pelo giro de palhetas e impulsores no interior de uma carcaça estanque que joga o liquido do centro para a periferia do conjunto girante. É composta por uma câmara fechada, carcaça, dentro da qual gira o rotor que é fixado no eixo da bomba. No interior da carcaça é onde ocorre a transformação da energia de velocidade em energia de pressão que permite o alcance do ponto final do recalque pelo liquido, é também onde esta instalada o conjunto girante, eixo-rotor, que possibilita o impulsionamento do liquido. A carcaça pode ser de dois tipos, Voluta ou difusor. A de voluta possui área não simetricamente distribuída em torno do rotor isso provoca uma distribuição desigual de pressão que da origem a uma reação considerada insignificante quando a bomba trabalhar no ponto de melhor rendimento ate esse ponto pode-se utiliza a carcaça de voluta simples. Mas quando se trabalha com redução de vazão percebe-se uma redução no rendimento da bomba, para minimizar este fenômeno utilizam-se eixos de maior diâmetro no rotor, outra solução seria a construção de bombas com voluta dupla. O emprego da carcaça tipo difusor é limitado a bombas tipo turbina, submersas e axiais de grandes vazões. Esse tipo de carcaça provoca uma redução na faixa operacional de bom rendimento do rotor.

As Bombas centrifugas são equipamentos mecânicos. Mesmo sendo bem projetadas, instaladas e operadas estão sujeitas a desgastes provocados pelo tempo. Na ocorrência de algumas imperfeições como uma má manutenção, um mal alinhamento, um mal dimensionamento, má instalação, etc. existe a possibilidade de surgimento de problemas operacionais, simples ou não, que podem causar uma não funcionalidade do sistema. Trabalhar com bombas com vazão reduzida é prejudicial à estrutura do rotor, mas, trabalhar com alta vazão possibilita a existência de cavitação. Defeitos como: pressão deficiente, consumo excessivo de energia, rápidos desgastes dos rolamentos e gaxetas, aquecimento, vibrações e ruídos são provocados geralmente pela presença de ar ou vapor d’água no sistema, válvulas inadequadas, problemas mecânicos, erros de montagem, etc. É necessária a aplicação de inspeções diárias, semanais, mensais, semestrais e anuais, esse tipo de inspeção é chamado manutenção preventiva. Mas se na inspeção diária for encontrado algum fenômeno fora do normal deve-se fazer a aplicação da manutenção corretiva.

Aplicação Bomba centrífuga: é uma turbo-máquina e é o equipamento mais utilizado para bombear líquidos: no saneamento básico, na irrigação de lavouras, nos edifícios residenciais, na indústria em geral, elevando, pressurizando ou transferindo líquidos de um local para outro.

Bombas Deslocamento Positivo (Hidrostáticas)

São bombas de deslocamento positivo, que fornecem determinada quantidade de fluido a cada rotação ou ciclo. Como nas bombas hidrostáticas a saída do fluido independe da pressão, com exceção de perdas e vazamentos, praticamente todas as bombas necessárias para transmitir força hidráulica em equipamento industrial, em maquinaria de construção e em aviação são do tipo hidrostático. As bombas hidrostáticas produzem fluxos de forma pulsativa, porém sem variação de pressão no sistema.

Esse tipo de bomba tem como principal característica vazão constante e fluxo pulsativo quando na situação bloqueada. Funcionam praticamente sem vazamentos internos e são utilizados em grande maioria para sistemas de força. Tem como vantagem trabalhar com altas pressões, ser compacta, possuir alta eficiência volumétrica entre outras. Ela pode se dividir em dois tipos: Fixo e Variável.

Bombas de Engrenagem

Esse tipo de bomba pode ser de engrenagens internas ou externas, a mais comum é o tipo interna. Consiste em um par de engrenagens onde a primeira é acionada pelo motor e a segunda pela primeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com