TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasagem

Dissertações: Brasagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ENGENHARIA MECÂNICA

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA II

BRASAGEM

NATAL/RN

2014

COMPONENTES DO GRUPO:

Arnaldo Del Franzz Alvarez Gil

Bruno Hudson da Silva Martins

Lindberg Rafael Ferreira de Oliveira

Marcos Paulo Barros Viana

BRASAGEM

PROFESSOR:

Tomás Barros Vasconcelos

NATAL/RN

2014

SUMÁRIO

1 – Introdução ...........................................................................................1

2 – Fundamentos do Processo....................................................................2

3 – Características Principais do Processo.................................................3

4 – Classificação dos Processos de Brasagem...........................................6

5 – Equipamentos Utilizados.....................................................................8

6 – Vantagens da Brasagem em Relação à Soldagem ..............................10

7 – Desvantagens da Brasagem.................................................................10

8 – Aplicações Industriais..........................................................................11

9 – Conclusões...........................................................................................11

Referências

1-Introdução

Os métodos de união de metais podem ser divididos em duas categorias principais, isto é, aqueles baseados no aparecimento de forças mecânicas macroscópicas entre as partes a serem unidas e aqueles baseados em forças microscópicas (interatômicas ou intermoleculares). No primeiro caso, do qual são exemplos a parafusagem e a rebitagem, a resistência da junta é dada pela resistência ao cisalhamento do parafuso ou rebite, mais as forças de atrito entre as superfícies em contato. No segundo caso, a união é conseguida pela aproximação dos átomos e moléculas das partes a serem unidas, ou destas e um material intermediário, até distâncias suficientemente pequenas para a formação de ligações metálicas e de Van der Waals. Como exemplo desta categoria citam-se a soldagem, a brasagem e a colagem.

Neste trabalho será abordado o processo de Brasagem, que difere do processo de Soldagem em alguns aspectos que serão ditos a seguir.

1

BRASAGEM

2 - Fundamentos do Processo

Existem três tipos de processos de brasagem: a solda forte ou brasagem, solda brasagem e a solda branda ou brasagem fraca. Eles visam a união de materiais de naturezas diferentes por soldagem.

O processo de soldagem por brasagem difere dos outros processos de soldagem, principalmente, por exigir apenas a fusão do metal de adição, enquanto o metal de base continua inalterado abaixo de sua temperatura de fusão.

Existem diversas definições que caracterizam o processo de brasagem, duas são mais aceitas: a da AWS (Sociedade Americana de Soldagem), e a definida pela norma DIN (Alemanha).

A ASW afirma que brasagem é um “processo de união de materiais com adequado aquecimento, sendo utilizado um metal de adição cuja temperatura de fusão é superior a 450 oC e inferior a Tsolidus dos materiais base. O metal de adição preenche a folga entre os materiais base por efeito capilar”.

A norma DIN 8505 define brasagem como "um processo térmico para preenchimento de juntas e revestimento de materiais, onde ocorre uma fase fluida, obtida pela fusão de um metal de adição (brasagem por fusão) ou por difusão na superfície de união (brasagem por difusão). A temperatura de início de fusão (Tlsolidus) dos materiais de base não é atingida".

Portanto, o espaço entre os materiais de base, que também podem ser de naturezas diferentes, é preenchido pelo metal ou liga de adição na fase líquida que flui pela ação da capilaridade no interior da junta e o metal de base não atinge o ponto de fusão. Se a temperatura de fusão do metal de adição for acima de 450 oC o processo é de brasagem propriamente dita e se for menor do que 450 oC é de solda branda. A junta formada pelo metal de base tem papel fundamental para a boa qualidade da brasagem. Elas devem ser pré-aquecidas à temperatura do metal de adição e estar isentas de óxidos e graxas para que ocorra molhamento das faces a serem unidas. A limpeza é feita por métodos mecânicos e químicos. O espaço entre as juntas também deve ser observado e a superfície da junta deve apresentar certa rugosidade para promover o efeito de capilaridade.

Para a proteção das juntas a serem brasadas utilizam-se fluxos e atmosferas de proteção contra a oxidação durante o aquecimento.

Figura 2. Juntas de brasagem.

3 - Características principais do processo

O processo de brasagem apresenta algumas particularidades as quais diferem dos demais processos, essas particularidades garantem uma melhor interação entre o metal de base e o metal de adição, entre elas estão molhabilidade, capilaridade, aplicação de fluxo e atmosfera protetora, e a folga na brasagem.

Aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com