TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPACITORES - CARGA/DESCARGA

Por:   •  7/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  2.112 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo: A energia armazenada de um capacitor é igual ao trabalho necessário para carregá-lo com carga Q estabelecendo uma ddp de ‘V’ entre as placas (Q/C), ou seja, a energia armazenada em um capacitor é a energia potencial elétrica associada ao trabalho para carregá-la.

Palavra chave: capacitor, carga, energia

Introdução: O capacitor é um componente, que tem como finalidade, armazenar energia elétrica que é formado por duas placas condutoras separadas por um material isolante (dielétrico). Nesse relatório será exposto o processo de carga e descarga de um capacitor.

Procedimento experimental: Com o auxilio de uma fonte conectou-se através de cabos de ligação um capacitor em um multímetro e descarregou o resistor completamente. Com um cronômetro em mãos, colocaram-se os cabos de ligação na fonte e disparou o cronômetro novamente, a fim de carregar o resistor, em seguida foi feito a anotação dos resultados de carga ou ddp’s do resistor. Esse procedimento foi realizado 2 vezes um com os capacitores em série o outro em paralelo, e por ultimo foi feito o calculo de V(tensão) dos dois casos, abaixo você irá verificar o tempo e a tensão de cada um dos casos apresentados. Na tabela 4 está informando o tempo de carga e descarga do capacitor no momento em que estava em série e sua tensão calculada, na tabela 5 o tempo de carga/descarga dos capacitores no momento em que estavam em paralelo com o valor V(tensão).

Tabela 4:

Tempo/Carga (s) 3,46

Tempo/Descarga (s) 2,13

V (tensão) 10,71

Tabela 5:

Tempo/Carga (s) 5,72

Tempo/Descarga (s) 8,15

V (tensão) 10,55

Calculo da Tensão:

V1= 3,4; V2=8,58

V1=v2 = 11,88

Discussão de Resultados:Através do experimento verificamos que a carga do capacitador depende de um tempo para obter a carga,e logo depois tem um tempo para ocorrer a descarga com isso podemos observar que a carga e descarga de um capacitador depende de sua tensão e tempo,para ocorrer a carga e descarga.Tendo seu tempo cronometrado.

Conclusão: Pode-se concluir que o experimento realizado que a carga e a descarga do capacitor estão relacionadas com um aumento ou diminuição drástica em intervalos de tempo próximos a zero segundo, logo se conclui que é muito fácil carregar um capacitor rapidamente, mas também descarregá-lo em questões de segundos, observa-se que ambos possuem um limite de carga seja para menos (tendendo a zero de diferença de potencial); seja para mais (tendendo a diferença de potencial máxima do capacitor que neste caso foi de 12V).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com