TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CONCRETO

Relatório de pesquisa: CENTRO DE CONCRETO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

3.3 CENTRAL DE CONCRETO

A central de concreto é onde são feitas a dosagem e mistura dos materiais componentes do concreto, dentro da central os materiais são misturados e em seguida é colocado dentro do caminhão betoneira para ser entregue à frente de serviço, em média cada caminhão leva apenas 6 minutos para encher, ao dia, em média são fabricados 1100m³ de concreto, e para cada necessidade existe uma combinação específica de materiais que vão ser misturados ao concreto, ou como é chamado “ traço do concreto”, para que atenda as necessidades da obra.

O concreto dosado em central de concreto está dentro dos mais altos níveis de qualidade e tecnologia. Todo concreto que é fabricado passa por um rigoroso teste de qualidade no laboratório técnico e só é liberado após a avaliação. A dosagem correta de seus materiais componentes (cimento, água, agregados como brita e areia e aditivos, água gelada e gelo quando necessários) é feita de acordo com as normas e de acordo com o tipo de traço. O preparo do concreto que antes era artesanal, hoje é feito através de centrais de controle que contam com um sistema automatizado com sensores e balanças, tornando assim mais rápido e com menor custo a fabricação de cada traço de concreto, o sistema utilizado na UHE Santo Antônio é o MC-150 fornecido pela empresa SCHWING STETTER, responsável pela montagem das centrais de concreto. Atualmente a obra conta com três centrais industriais, uma central de gelo, duas centrais de água gelada e uma central de agregados.

A obtenção pelo concreto dosado na central de concreto proporciona diversas vantagens, dentre elas destacam-se a eliminação de perdas de areia, brita e cimento; proporcionam a racionalização do número de operários na obra; maior agilidade e produtividade da equipe de trabalho; garantia da qualidade do concreto, devido ao rígido controle adotado pelas centrais dosadoras; redução no controle de suprimentos, materiais e equipamentos; eliminação de áreas de estoque, com melhor aproveitamento do canteiro de obras, reduzindo o custo total da obra.

Figura 15 - Central de concreto

Fonte: Próprio autor

Figura 16 - Sistema MC -150

Fonte: Próprio autor

3.3.1 Sistema de comando e controle

Cada central de concreto possui uma central de comando, que dá as ordens para o sistema com o tipo de traço de concreto escolhido, após o comando, os materiais passam por uma balança onde são pesados e transportados até a central, todo sistema é monitorado e acompanhado pelo computador e através de CLP, equipamentos pneumáticos e esteiras transportadoras, impedindo erros de dosagem. O traço de concreto mais utilizado é:

• Pedrisco 104kg

• Areia 792kg

• Gelo 50kg

• Brita25 413kg

• Brita50 781kg

• Sílica 12kg

• Cimento 168kg

• Água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com