TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CHÁ VERDE

Dissertações: CHÁ VERDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Chá é a infusão obtida pela escalda de folhas de chá (Camellia sinensis), verdes ou fermentadas. Geralmente é preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos. As folhas de chá são individuais, distribuídas alternadamente nos ramos. Quando jovens são tenras e aveludadas, e quando adultas, são coriáceas e glabras. (GASTONE, 2005)

As folhas contem carboidratos, tanino, cafeína, flavonoides, óleos essenciais, aminoácidos, enzimas, antocianinas, pectina, vitaminas e polifenóis, composição que varia com a fisiologia, data da amostragem, idade e variedade da planta. Os taninos constituem um componente dos mais importantes para as características de qualidade, em proporções de 9 a 14%, já o teor de cafeína varia segundo as variedades e tipo de folha, decrescendo dos brotos, primeira folha, folhas secundarias, adultas e ramos, nessa ordem, como nos taninos.

Os chás verdes são preparados pela colheita das folhas, aquecimento para murchar e depois aquecimento para secar. Com esse tratamento, as enzimas são inativadas e não há escurecimento das folhas. Depois da secagem, são peneiradas e embaladas.

Dentre os tipos de chás, são encontrados os chás brancos, não fermentados, semifermentados, de fermentação completa e ainda o chá vermelho. O chá verde é caracterizado como sendo o chá não fermentado. O chá semifermentado, fica entre o chá verde e o chá preto, originados da China e Taiwan, contem 20% de polifenóis. Com a porcentagem de 10% de polifenóis, o chá preto é classificado como completamente fermentado. Já ao chá vermelho são atribuídas propriedades especiais favoráveis à saúde e ao bem estar, semelhantemente ao chá branco. (GASTONE, 2010)

Em geral, as infusões são preparadas colocando as folhas em água a 85oC e deixando repousar por 10 minutos. São consideradas boas se houver formação de espuma na chávena e desenvolvimento de cor de cobre clara, após 3 minutos de repouso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com