TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CICLOS COMBINADOS E CALDEIRA DE REGENERAÇÃO

Por:   •  26/3/2019  •  Resenha  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VILA VELHA[pic 1]

ENGENHARIA MECÂNICA

HUMBERTO OLIVEIRA

CICLOS COMBINADOS E CALDEIRA DE REGENERAÇÃO

VILA VELHA

2017

UNIVERSIDADE VILA VELHA[pic 2]

HUMBERTO OLIVEIRA

CICLOS COMBINADOS E CALDEIRA DE REGENERAÇÃO

Trabalho acadêmico realizado como avaliação referente ao primeiro bimestre; Universidade Vila Velha; Engenharia Mecânica

Orientador: Prof. Daniel Ernesto Otarola Tasaico

VILA VELHA

2017

RESUMO[pic 3]

Palavras-chave

ABSTRACT[pic 4]

Keywords: 

SUMÁRIO[pic 5]


  1. INTRODUÇÃO

Entre varias fontes energéticas do Brasil, uma se destaca são os ciclos geradores de potencia, que transformam a energia proveniente da queima de combustíveis fosseis em energia elétrica, mas é usada em inúmeros equipamentos, desde de plantas energéticas até as turbinas de avião.

Essa fonte energética, apresentam uma grande relevância para a sociedade, já que apresentam alta eficiência, já que seu custo pode ser relativamente barato comparando com as dimensões continentais do Brasil.
Entretanto esses processos de aproveitamento de calor, que tipicamente provém de gases de escape de um Ciclo Brayton/Rankine( Figura X)

[pic 6]

Figura X :Representação dos Ciclos Brayton e Rankine.

Uma vez que, os mesmos aproveitam de recursos disponíveis alem de uma alta eficiência.
Entretanto, devido às características das turbinas a gás e das turbinas a vapor, as condições de acoplamento térmico entre os dois ciclos são muito boas. No ciclo combinado, o calor necessário para a caldeira da turbina a vapor é fornecido pelos gases quentes da exaustão da turbina a gás.

No acoplamento há uma redução na eficiência térmica de cada turbina, o gás tem um aumento da pressão na saída enquanto que a temperatura na qual começa o processo de transformação de calor em trabalho na turbina a vapor é reduzida (Figura X):

[pic 7]

  1.  CONCEITO
  1. CALDEIRAS DE RECUPERAÇÃO E CICLOS COMBINADOS:
  1. ANALISE DA INFLUÊNCIA DAS VARIÀIVEIS DA CALDEIRA DE RECUPERAÇÃO QUÍMICA NO SISTEMA DE ABATE DO MATERIAL ARTICULADO DA INDÚSTRIA DE CELULOSE & PAPEL.

Neste trabalho, descreve o planejamento em fases de execução, de uma indústria de celulose & papel, com o foco na recuperação química. Além dos procedimentos que antecederam a composição da matriz experimental, formada por 3 variáveis (pressão do licor negro, temperatura do licor e a pressão do ar primário). Os valores desse experimento, foram obtidos através via medição isocinética para os 20 ensaios compreendidos pela pesquisa        experimental, tanto no resultado quanto no planejamento do mesmo, contudo foram gerados através de um software MINITAB v13 além de uma caldeira de recuperação química Stein ET Roubaix Espanhola (Figura X).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (435.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com