TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO CLIENTE SERVIDOR

Casos: COMUNICAÇÃO CLIENTE SERVIDOR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade de Macapá – Fama

Redes de Computadores

Profº Mauro

Acadêmico: Jefferson Pacheco Farias

Resumo – Arquitetura Cliente/Servidor

Para que haja o processo de comunicação em redes de computadores, é preciso e de fundamental importância, que haja a combinação de diversos recursos tecnológicos físicos e lógicos. Esses recursos podem estabelecer diversos tipos de comunicação aos usuários de acordo como o será administrado e gerenciado. Em redes de computadores esses variados tipos de comunicação são relacionados com as necessidades de trabalho que cada rede possui. Dentre os processos de comunicação temos a comunicação cliente servidor que está interligado em sistemas de comunicações distribuídos de redes que será abordado neste pequeno texto.

Em uma abordagem geral, a comunicação cliente servidor:

“Implica um processamento de requisições submetidas por um cliente ao servidor que as processa e retorna o resultado para o cliente.” Neste modelo o processamento da aplicação é divido entre cliente e servidor. O processamento é iniciado e parcialmente controlado pelo e tanto cliente quanto servidor cooperam para executar com sucesso uma aplicação.

(INES5418 Computação Distribuída).

Para melhor definição e compreensão o modelo cliente/servidor poderia ser entendido com uma interação entre software e hardware entre diferentes níveis implicando na composição diferentes computadores e aplicações. Para entendermos o funcionamento desse conceito temos que entender que o ponto principal desse processo de comunicação está ligação ao conceito lógico e não físico na rede. O cliente e o servidor podem coexistir em uma só máquina ou não (RENAUD, 1994). Abaixo veremos algumas características básicas para estabelecermos esse tipo de comunicação.

Cliente

• O cliente ou também conhecido como “front-end” e “workstation“ é um tipo de processo que pode ser realizado com o usuário através de uma interação gráfica ou não que permite o usuários a fazer consultas ou comandos para a recuperação de dados e análises e representando o meio pelo qual os dados são apresentados.

• É o processo ativo na relação Cliente/Servidor.

• É o agente que inicia e termina uma comunicação com o servidor e faz solicitações de serviços distribuídos na rede.

• Não se comunica com outros clientes.

• Torna a rede transparente ao usuário.

Servidor

• O servidor também pode ser denominado como “back-end” e tem a função de determinar um determinado serviço que ficará disponível aos clientes que o necessitem. A determinação do serviço dependerá do objetivo da aplicação Cliente/Servidor.

• É um tipo de processo reativo na relação Cliente/Servidor.

• Processo de execução contínua.

• Recebe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com