TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONFERÊNCIA: DEMOGRAFIA, FLUXOS DE MIGRAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

Seminário: CONFERÊNCIA: DEMOGRAFIA, FLUXOS DE MIGRAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

PALESTRA SOBRE : DEMOGRAFIA, FLUXOS MIGRATÓRIOS E O MARKETING

PROF.: MARCELO MELLO

O ponto principal da palestra foi enxergar o Brasil como um país diferente que mudou muito em vinte anos tornando-se globalizado e concorrendo com empresas estrangeiras e multinacionais que se instalaram aqui e ampliaram os negócios e mudaram o quadro econômico aumentando a competitividade e as formas e tecnologias da produção e comercialização.

Cerca de vinte anos atrás, só quem viajava para o exterior é que tinha contato com novos produtos e tecnologias, hoje o contato é direto, pois alguns produtos são lançados simultaneamente para o mundo todo e, além disso, temos que estar ligados o tempo todo para estarmos atualizados.

O Brasil passa por muitas mudanças, algumas visíveis outras nem tanto. As principais mudanças são as alterações nos patamares de renda, alterações nos níveis de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em cada região e os fluxos migratórios e como o mercado deve lidar com essa realidade que sofre mudanças constantes.

Através dos estudos Demográficos podemos ver a dinâmica das populações e as dimensões estatísticas com que elas mudam em busca de melhor renda e condições de vida, mostrando como as populações se distribuem dentro de um país e também as taxas de mortalidade, natalidade, migrações e envelhecimento, todos estes estudos visando um aprimoramento e estratégias no marketing dos produtos e a quem eles se destinam.

Por exemplo, através dos estudos demográficos, dos fluxos migratórios, os especialistas enxergam a entrada e saída de pessoas em uma determinada região do país e podem montar as estratégias para o marketing daquela região, quais produtos que são ali fabricados e ao público que se destinam ou ainda de qual região podem importar determinados produtos que serão consumidos por aquele público. No passado as pessoas vinham do Nordeste para o Sul e Sudeste em busca de melhores condições de vida. Hoje em dia isto já está diminuindo devido a investimentos que ali foram feitos no passado pelo governo e até mesmo por algumas indústrias, mas como isto leva tempo, agora é que estamos vendo os frutos do que foi plantado no passado e hoje o nordeste se desenvolveu causando a abertura de novas empresas e assim novas oportunidades para os que ali vivem e fazendo com que as pessoas que vieram para o Sul e Sudeste em busca de uma vida melhor comecem a voltar para a terra que nasceram para reunir-se novamente com os parentes e familiares que ali ficaram e os que ali vivem não precisam mais sair em busca de uma vida melhor.

Concluímos assim que a migração interna acontece por motivos econômicos ou desastres ecológicos. Concluímos também que as migrações não são mais inter-regionais como no passado e sim dentro de uma mesma região. Com o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil, as pessoas simplesmente mudam de cidade dentro de um mesmo Estado ou Região do País, começam a buscar trabalho onde estão as empresas sem precisar se mudar para muito longe.

O marketing tem que estar muito atento a estes movimentos, pois há produtos regionais, nacionais e mundiais, portanto não adianta uma empresa que produza um produto para uma determinada região tentar vendê-lo em outra, há que se fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com