TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONFORME DE LABORATÓRIO TÉRMICO

Relatório de pesquisa: CONFORME DE LABORATÓRIO TÉRMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 8

CONFORTO TÉRMICO DO LABORATÓRIO

DA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIDADE BARÃO

Felipe Miguel de Almeida¹, Monica Zuffo¹, Fernanda de Oliveira Kunz¹,

Thiago D’Orazio Joaquim², Jonathan Willian Zangeski Novais³

¹ - Graduandos de engenharia civil na Universidade de Cuiabá

² - Professor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico e Emprego (Pronatec) da Universidade de Cuiabá

³ - Professor Dr. do Curso de Engenharia Civil e Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade de Cuiabá

Resumo

Cuiabá-MT é considerada uma das cidades mais quentes do Brasil, dessa forma cabe aos profissionais da construção civil, arquitetos e engenheiros, buscar alternativas para amenizar o calor no interior de estruturas. Estudos mostram que o desconforto térmico causado pelo longo período da seca são alguns dos problemas vividos por pessoas em suas residências, nas faculdades e em geral nas construções. Dessa forma objetivou-se analisar o conforto térmico do laboratório da Universidade de Cuiabá, utilizando as temperaturas dadas pelos termômetros (globo, bulbo seco e bulbo úmido) no período seco, e futuramente para o período úmido. Os resultados obtidos no período seco mostraram que é necessário estar atento com soluções para prover conforto térmico ao laboratório, conciliando com o entorno e com a demanda por redução de consumo de energia.

Palavras-chave: Desconforto Térmico. Materiais de Construção Civil. Temperatura de superfície.

Abstract

Cuiabá is considered one of the hottest cities in Brazil, so it is up to construction professionals such as architects and engineers to seek alternatives to lessen the heat inside the structure. Studies show that thermal discomfort caused by long periods of drought are some of the problems experienced by people in their homes, in schools and in general construction. Thus we aimed to analyze the temperatures given by thermometers (globe, dry bulb and wet bulb) for two seasons where the lowest and highest in the city of Cuiabá-MT temperatures occur. The results showed that the dry period is necessary to be careful with solutions to provide thermal comfort to the laboratory, combining with the environment and with the demand for reducing energy consumption.

Keywords: Thermal Discomfort. Materials of Construction. Surface temperature.

1. Introdução

Cuiabá, capital do Mato Grosso, é considerada uma das cidades mais quentes do Brasil, dessa forma cabe aos profissionais da construção civil como: Arquitetos e Engenheiros buscarem alternativas para amenizar o calor no interior de estruturas, mantendo o ambiente agradável.

Santos e Andrade (2008) afirmam que o conforto térmico é uma condição que expressa a satisfação do indivíduo com o ambiente térmico. Essa característica afeta diretamente o desempenho das atividades realizadas pelos indivíduos em seu interior e apresenta grande influência sobre a saúde humana. Donaisky et al., (2010) afirmam que o conforto térmico tem efeitos diretos na produção e na satisfação de cada indivíduo. Condições climáticas urbanas inadequadas significam perda da qualidade de vida para uma parte da população, enquanto para outra, conduzem ao aporte de energia para o condicionamento térmico das edificações (ANDREASI et al., 2010; LAMBERTS et al., 1997).

Todos os elementos de uma edificação são responsáveis pelo conforto térmico da mesma, porém depois da cobertura a parede é o principal elemento responsável pela absorção de calor existente no interior da edificação (FROTA; SCHIFFER, 1995).

Segundo Ennio (2002), a transmissão de calor nas paredes das habitações verifica-se em regime transitório, quando as temperaturas no interior da mesma variam com o tempo. Nesse caso, parte do calor que entra por uma das faces da parede serve para aquecê-la, de modo que a quantidade de calor que sai pela outra face é menor, isto é, o fluxo térmico não é permanente. É o que acontece nas paredes das habitações, devido às variações diárias de temperatura.

Devido à fase de aquecimento ou esfriamento da parede, durante o regime citado, as variações periódicas de temperatura são amortecidas ao longo da parede, de modo que, a uma profundidade x da mesma, seu valor é bem menor do que na superfície.

A temperatura é o conceito físico que nos permite medir o estado térmico de um sistema, estabelecendo a sua maior ou menor capacidade de transmitir calor, ou, ainda, de acordo com a teoria cinética, a energia cinética média de suas moléculas.

É necessário buscar saídas para um melhoramento da sensação térmica do ambiente, um exemplo é a ventilação, seja forçada ou natural. Dá-se o nome de ventilação ao processo de renovar o ar de um recinto (ABNT). O fim fundamental da ventilação é controlar a pureza e deslocamento do ar em um recinto fechado, embora, dentro de certos limites, a renovação do ar também possa controlar a temperatura e a umidade do mesmo (COSTA; 2002).

Sob o ponto de vista ambiental, o conforto é definido como o estado mental que expressa à satisfação do homem com o meio ambiente térmico que o circunda (LAMBERTS; NARANJO, 2011).

O objetivo deste trabalho é analisar o índice de conforto térmico em relação à estrutura e buscar possíveis soluções para o conforto humano, sem interferir no seu desenvolvimento.

2. Materiais e métodos

2.1 Localização da coleta de dados

A cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, pertence à região Centro-Oeste do Brasil, coordenadas geográficas -15°35‘56 latitude Sul e 56°06’01 longitude Oeste. De acordo com Santos (2008), o município possui uma área de 3.224,68km², sendo dividida em 254,57km² (7,89%) de área urbana e 2.970,11km² (92,1%) de área rural. Está a uma altitude de 165 metros acima do nível do mar, localizado na província geomorfológica denominada Depressão Cuiabana.

Figura 1. Localização do Laboratório de Concreto e Solos da Universidade de Cuiabá, campus Barão.

Figura 2. Localização em planta baixa do Laboratório de Concretos e Solos especificando o ponto de instalação dos instrumentos, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com