TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO DE PESQUISA

Tese: CONTEXTO DE PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O empreendedor deve levar em conta a opção de melhoria na qualidade de vida do próximo. Ao optar pela abertura de um empreendimento, leva-se em conta o mercado alvo, assim como a questão social, econômica, política e cultural.

Assim sendo optamos pelo mercado de distribuição; levar até o destino final, alimentos refrigerados com total qualidade.

O resultado nos parece ser bem lucrativos, já que observamos um grande ganho final sobre o valor aplicado na criação da nova empresa.

SUMÁRIO

Introdução............................................................................................................. pág.01

Contextualização da Pesquisa.................................................................................. pág.02

Fundamentação Teórica.......................................................................................... pág.03

Análise e Interpretação dos Dados........................................................................... pág.04

Considerações Finais e Sugestões............................................................................ pág.05

Referências Bibliográficas...................................................................................... pág.06

INTRODUÇÃO

O objetivo desta pesquisa é a abertura de uma distribuidora no ramo alimentício, e sabedores da necessidade de um planejamento prévio, de viabilidade de implantação de um projeto, demos iniciam ao plano de gestão voltado para esse empreendimento. Procuraremos mostrar nas paginas seguinte os pros e contras que encontraremos no decorrer da implantação desse plano de gestão.

Achamos primordial a utilização de um Marketing pesado, colaboradores internos comprometidos com um atendimento de qualidade e colabores externo com qualidade e preço, para que possamos baratear a mercadoria para o consumidor final.

Buscaremos dados junto às estatísticas, fornecedores, consumidores e colaboradores ligados ao ramo de alimentos, para termos embasamento suficientes para a viabilização do empreendimento.

01

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

A grande duvida no planejamento de tal empreendimento, está ligado ao êxito do marketing e na forma de financiamento a ser utilizada, pois o publico alvo seria empresas de pequenos e médios portes. O objetivo da implantação desse empreendimento terá um impacto social, cultural e econômico, pois proporcionara ao consumidor melhorias através da melhoria na qualidade dos produtos a serem transportados.

Para alcançarmos uma qualidade no atendimento, utilizaremos colaboradores especializados no ramo de comercialização de material alimentício; quanto a tecnologias do material a ser comercializado faremos pesquisa no mercado varejista, para localizar fornecedores que tenham qualidade e preços, dentro de uma média do mercado desses materiais, nunca nos esquecendo de que a qualidade é parte importante nessa parte do empreendimento, onde o grande diferencial será a refrigeração.

02

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Entre as organizações o Marketing desempenha um papel fundamental no alcance de objetivos da empresa que é captar e reter clientes, pois a obtenção é a satisfação dos clientes para gerar fidelizações esta diretamente relacionada a pratica dos fundamentos do marketing.

Na concepção de Kotler (200, p.30), o marketing é “um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.

Também considerando marketing com um processo, Cobra (2003, p.8) ele evidência o marketing como um “processo de trocas, nas quais duas ou mais partes oferecem algo para o outro, com o objetivo de satisfazer necessidades e desejos”.

03

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS

a) Pontos Fortes e Pontos Fracos (Análise Interna)

Citando os pontos fortes deste projeto têm como o principal o atendimento com qualidade para atingir satisfatoriamente o público alvo que seriam não só os moradores da região mais também os que transitam diariamente fazendo transportes, variedades de preços acessíveis. Por outro lado o ponto fraco desta primeira análise é em sua localização, pois necessitamos encontrar um que pudesse atender tanto o publico da cidade sede, como as cidades da região.

b) Oportunidade e Ameaças (Análise Externa: Micro e Macro-ambiental)

Estudamos meios de analisar as oportunidades, como um mercado de região, no qual se concentra uma quantidade significativa de clientes possibilitando um contato direto com o seu destino.

No que se refere a ameaças, observamos a possibilidade, de ocorrer concorrentes no entorno da distribuidora ocasionando assim um fracionamento da clientela.

04

CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES

Chegamos à conclusão óbvia de como é difícil no nosso País desenvolver qualquer que seja o projeto de viabilização de abertura de empresas, no nosso projeto específico de abertura de uma distribuidora, apesar de todos os concorrentes diretos que tínhamos , temos em mente um atendimento diferenciado para nos destacarmos no mercado, partindo deste princípio conseguimos um retorno quase que imediato com relação ao fluxo de clientes em nosso ponto de venda.

Algumas limitações burocráticas foram detectadas durante a abertura de nossa distribuidora, devido a entraves junto aos órgãos públicos, como todo empresário iniciante sentimos a necessidade de maior apoio e agilidade das autarquias municipais e estaduais e algumas federais, pois infelizmente a corrupção e o famoso jeitinho Brasileiro ainda interferem diretamente no resultado final, propomos então que a linha a ser seguida era de total austeridade em nossas atitudes, optando pela honestidade e austeridade em nossos atos, encontrar funcionários também dispostos a abraçar a nossa causa não foi fácil, optamos por remuneração acima da média para criarmos um diferencial no mercado e assim sermos procurados por profissionais de vendas de ponta.

Sem dúvida a carga tributária e os encargos sociais vinculados na contratação de funcionários e impostos vêm a ser hoje a maior dificuldade de qualquer empresário seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

Fica claro a necessidade de uma reforma tributária e reformas também no setor trabalhista para flexibilizar mais o mercado de trabalho, dar mais mobilidade aos empresários e trabalhadores, motivando assim a abertura de novas empresas e a criação de novos empregos.

05

...

Baixar como  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »