TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO: PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO DE AULAS

Por:   •  20/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  1.533 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANA PAULA BELUSSO – RU 1246753 – 2015/06

MARIANA AVILA TRINDADE – RU 1320014 – 2014/02

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO: PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO DE AULAS

VACARIA

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANA PAULA BELUSSO – RU 1246753 – 2015/06

MARIANA AVILA TRINDADE – RU 1320014 – 2014/02

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO: PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO DE AULAS

Relatório de Estágio Supervisionado – Ensino Médio: Pesquisa do Contexto Escolar e Observação de Aulas, apresentado ao Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Internacional Uninter.

VACARIA

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 A INSTITUIÇÃO ESTAGIADA        5

2.1 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO        5

2.2 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO        6

2.3 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL        7

2.4 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA        7

2.5 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA        8

2.6 PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO        9

2.7 DESCRIÇÃO DAS AULAS OBSERVADAS        9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12


1 INTRODUÇÃO

O Relatório de Estágio Supervisionado do Ensino Médio: Pesquisa do Contexto Escolar e Observação de Aulas constituiu como uma atividade de interligação, compreensão e análise reflexiva da realidade da prática docente que agrega conhecimentos a formação profissional dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em História.

O Estágio foi realizado em dupla na Escola Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio na cidade de Vacaria no Rio Grande do Sul, no período de 13 de março a 30 de março de 2017, sendo somente a observação das turmas de Ensino Médio, pois as atividades paralelas de preparação à ida do campo já haviam começado desde o dia 6 de março estendendo-se até 4 de maio de 017 com a finalização de todas as atividades do Estagio e a conclusão do relatório totalizando uma carga horária de 100 horas.

O Estágio tem como objetivo aproximar o aluno da realidade de campo e relacionar a teoria com a prática profissional, é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional.

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96 determina a exigência do Estado para a formação profissional do acadêmico de História.

Durante o estágio percebemos a importância das leituras complementares que fundamentam e aperfeiçoam o objetivo da inserção em sala de aula que não fosse apenas o repassar de conhecimento, e sim, a constante construção de saberes e uma análise reflexiva para melhor compreensão do ensino de História.

A professora das turmas observadas tem como metodologia de ensino aulas expositivas, com uso de livros didáticos, explicações orais, resumos, esquemas, diálogos, filmes e utilização de mapas temáticos.

O relatório a seguir é constituído pela Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais, Referências e Anexos.

“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é sentida como sacramento, para que as criança aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola ela mesmo, seja um fragmento do futuro”... (Rubem Alves)

2 A INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado Ensino Médio: Pesquisa do Contexto Escolar e Observação das aulas foi realizada na Escola Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, situado à rua 3 de Dezembro, número 75, no bairro Centro, CEP 95.200-00, localizada na cidade de Vacaria no Rio Grande do Sul. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (54) 3231.1416.

A escola oferta atendimento nos seguintes horários: manhã das 7h30 às 12h15, tarde das 13h15 às 17h15 e noturno das 19h às 22h30 e nos seguintes níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Curso Normal no período matutino e Ensino Médio nos períodos matutino e noturno.

A instituição atende um total de 1.118 alunos, desse total 3 são alunos em processo de inclusão.

O estágio foi realizado no período de 12 de março de 2017 a 5 de maio de 2017, sendo observadas os três anos do Ensino Médio.

2.1 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

Por meio de consulta ao Projeto Político Pedagógico da instituição verificamos que a concepção pedagógica da escola é a concepção democrático-participativa, que baseia-se na participação de todos e na responsabilidade coletiva, com a interação da direção e o envolvimento de todos os componentes da escola.

No que se refere a compreensão do home, educação e sociedade identificamos que a concepção de educação adotada pela escola é a de contribuição para a formação do ser humano capaz de exercer os valores éticos, garantindo o acesso à escola, ao conhecimento com qualidade social, a permanência com aprendizagem, ao patrimônio cultural e a cidadania, exercitando a vivencia democrática, o diálogo como mediação de saberes para atuar na sociedade de forma consciente, construtiva e solidária, consolidando a sua concepção de mundo e viabilizando a convivência.

Sendo a escola um espaço de produção e sistematização do conhecimento, e o professor como mediador desse conhecimento e a equipe diretiva atuante e disponível em conjunto com a maioria do corpo docente.

No que tange o papel social da escola, educar através da convivência social e democrática, garantindo conhecimento científico, ético e cultural através de situações que contribuam para o autoconhecimento autoestima, preparando os cidadãos dignos, críticos, solidários, responsáveis e atualizados, autodeterminados para pleno exercícios da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (844.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com