TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORPO DESLIZANDO SOBRE UM TRILHO DE AR HORIZONTAL

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.132 Palavras (9 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)[pic 1]

DTC/ CAMPUS UMUARAMA

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL I

PROF. VITOR MARQUES

CORPO DESLIZANDO SOBRE UM TRILHO DE AR HORIZONTAL

UMUARAMA-PR / 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)[pic 2]

DTC/ CAMPUS UMUARAMA

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL I

PROF. VITOR ARQUES

ACADÊMICOS:                                                    RA:        

ADRIELE FILINTRO DOS SANTOS                           91792

GUSTAVO HENRIQUE LOPES DA MOTTA             95850

MARIA CLARA CALLIGHER DA SILVEIRA           95849

MATEUS FELIPE MAGON                                             93392

PÂMELA DE SALES PRÓPERO                                  94811

CORPO DESLIZANDO SOBRE UM TRILHO DE AR HORIZONTAL

Relatório apresentado a Universidade  Estadual de Maringá / DTC / Campus de  Umuarama no curso de Engenharia Civil, o qual será utilizado como parte integrante na avaliação da disciplina Física Experimental I.

DATA DO EXMPERIMENTO: 21 DE JULHO DE 2015

UMURAMA-PR / 2015


Índice

I. OBJETIVO(S)        

II. INTRODUÇÃO TEÓRICA        

III. PROCEDIMENTO(S) EXPERIMENTAL(IS)        

IV. RESULTADO(S) E DISCUSSÃO(ÕES)        

V. CONCLUSÃO(ÕES)        

VI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIA        


Resumo

Nesta prática foi estudado o movimento retilíneo uniformemente variado e as aplicações das leis de Newton sobre ele. Através de corpo e massas de prova, posicionados sobre um trilho de ar, e de sensores posicionados também sobre o trilho e conectados ao computador, foram realizados três testes, cada um com quantidades diferentes de massas de prova acopladas, assim, foram retirados os dados, calculadas as respectivas acelerações de forma gráfica (tangente) e por fórmula, e, por fim, os resultados obtidos por cada modo foram comparados, bem como a distância prevista e a distância experimental percorrida pelo corpo de prova durante o experimento.

Palavras-chaves: Leis de Newton, força resultante, movimento retilíneo uniforme, aceleração.


  1.  OBJETIVO(S)  

A prática foi realizada a fim de calcular a aceleração do corpo de prova com diferentes tipos e quantidades de massa de prova acopladas, e relacionar os resultados obtidos com as leis de Newton e fórmulas estudadas em sala, também teve o intuito de familiarizar os alunos com o movimento retilíneo uniformemente variado.

  1. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Durante séculos, o estudo do movimento e suas causas tornaram-se o tema central da filosofia natural. Entretanto, estas questões persistiram até o século XVII, quando Galileu (1564-1642) e Isaac Newton (1642-1727) desenvolveram uma abordagem para estudar estes movimentos.    
Por volta do ano de 1687 Isaac Newton lançava a obra "
Philosophiae Naturalis Principia Mathematica" que continha uma sintetize das ideias e estudos de grandes físicos que o precederam, entre eles Galileu reunindo-as em três leis.

A 1ª Lei de Newton, não é nada mais do que uma síntese das ideias de Galileu relativas à inércia e, por isso, ela é também denominada lei da inércia. A lei da Inércia nos diz que quando maior sua massa, maior será sua inércia e maior a resistência a manter seu estado de movimento.

 A 2ª lei de Newton ou Princípio  Fundamental da Dinâmica afirma que quando uma força resultante está presente em um corpo, esta adquire uma aceleração na mesma direção e sentido da força, segundo um referencial inercial. A relação, nesse caso, entre a força resultante e a aceleração adquirida constitui o objetivo principal da segunda lei de Newton, onde a resultante das forças que agem num corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida. 

∑F= m.a

Isso significa que, sendo a massa do corpo constante, a força resultante e a aceleração produzida possuem intensidades diretamente proporcionais, ou seja, quanto mais intensa for a força resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
Logo, a relação entre as intensidades constitui uma função linear, onde a massa (constante) corresponde à declividade (tangente) da semirreta do gráfico.

E a 3ª lei de Newton diz que toda vez que for exercida uma força sobre um corpo, esse corpo exercerá sobre o mesmo uma força de mesma intensidade e direção com sentido oposto. Newton chamou essas forças, de ação e reação, por isso sua terceira lei é conhecida pelo nome de Lei da Ação e Reação.

 As três leis estão muito presentes no nosso cotidiano, ela está presente no momento que o jogador chuta uma bola, quando se aplica uma força para abrir uma garrafa ou para empurrar um carro. No sistema do procedimento as leis de Newton são muito importantes, ela está presente na formula para determinar a aceleração do sistema, está presente também quando se adiciona massas a mais no corpo inicial, pois mostra que quando a massa aumenta menor será aceleração, ou seja, maior resistência a manter o movimento (inércia).

  1.  PROCEDIMENTO(S) EXPERIMENTAL(IS)

Para o experimento, foram utilizados: 1 balança, 1 Paquímetro, 1 gerador de fluxo de ar, 4 sensores de movimento conectados ao computador, 1 Trilho de ar, 1 corpo de prova com paleta (192,07 g), 4 cilindros (cilindro 1: 50,65 g; cilindro 2: 50,69 g; cilindro 3: 50,66 g; cilindro 4: 50,71 g) e 1 massa de prova com suporte (3,96 g), e, logo após os sistemas foram pesados e acondicionados para o experimento.

(a)[pic 3] (b)[pic 4] 

(c)[pic 5]  (d)[pic 6]
Figura 1: (a) sistema corpo de prova+paleta na balança; (b) cilindros usados no experimento; (c) massa de prova e suporte na balança; (d) esquema do experimento que foi realizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com