TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ESTUDO DE MOVIMENTO DOS CORPOS: LANÇAMENTO HORIZONTAL

Exames: SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ESTUDO DE MOVIMENTO DOS CORPOS: LANÇAMENTO HORIZONTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 3

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Destacar os movimentos existentes na experiência, sendo eles horizontal e vertical. E confirmar que mesmo possuindo ambos os movimentos eles agem independentemente.

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

O experimento a ser feiro tem como objetivos específicos verificar a variação de espaço em cada um deles, desenhar a trajetória resultante e calcular o valor da aceleração local da gravidade.

4 METODOLOGIA

Quando um corpúsculo lançado horizontalmente, no vácuo, com velocidade inicial Vo, de uma altura H em relação ao solo, no instante ao qual se associa t=0. O corpúsculo descreverá trajetória que pode ser interpretada como resultante de dois movimentos independentes.

a) um movimento retilíneo e uniforme, de velocidade Vo, que se desenvolve por inércia, na direção Ox.

x = Vo. t

b) um movimento retilíneo uniformemente variado, devido à aceleração da gravidade, na direção Oy.

y = (1/2). g.t2

A partir das expressões acimas, obtemos a equação da trajetória no sistema coordenado adotado.

t = x/Vo, que levado em (b) obtém-se: y = (1/2). g.(x/Vo)2 ou

Com g e Vo constantes, e y =< H, concluímos que tal trajetória é um arco de parábola.

O móvel atingirá o solo no instante

O tempo de queda não depende da particular velocidade horizontal.

O alcance horizontal é dado por:

O experimento será feito com uma mesa, uma rampa de madeira, bolinha, papel sulfite, papael carbono, régua e cronômetro. Após fazer alguns testes lançando a bolinha coloque o papel sulfite com o carbono por cima de forma que quando a bolinha caia sobre o papel no chão, para marcá-lo. E então meça o tempo de queda da bolinha, a distância alcançada, a altura da mesa e desenhar a trajetória descrita pela bolinha, juntamente com alguns vetores velocidades em alguns pontos dela.

5 REFERENCIAL TEORICO

Todo corpo lançado horizontalmente com velocidade Vo de um ponto L, próximo da superfície da Terra desprezado os atritos do ar, fica sujeito unicamente à força peso, (sempre de direção vertical e sentido para baixo) e que obedece à trajetória da figura abaixo, que é um arco de parábola. Por exemplo, se uma arma dispara uma bala horizontalmente, esta continua a mover-se para diante, por causa da inércia, mas ao mesmo tempo sofre a ação da força da gravidade, que a puxa para a Terra. O resultado é que a bala descreve uma trajetória curva. Em cada ponto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com