TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caderno Tematicos ANEEL

Por:   •  31/7/2016  •  Bibliografia  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

Cenário Brasileiro de energia e a importância das energias alternativas:

Vamos lembrar o ano de 2015...

Escassez de chuvas, aumento das tarifas, falta de gestão e planejamento no setor energético e possibilidade de racionamento em algumas localidades:

Para compensar a falta da água (responsável por acionar as turbinas das hidrelétricas), o governo teve que recorrer as termelétricas, que geram energia mais cara — em alguns casos até oito vezes maior.

Pode-se concluir que o setor elétrico Brasileiro viveu em 2015 seu pior momento desde que a crise do apagão de 2001.

E observe que estamos falando de um país tecnicamente em recessão, pois se nós tivéssemos crescidos, fatalmente o problema seria muito mais sério.

Portanto, para não repetir os erros, o Brasil necessita investir energias alternativas. E uma das que se mostram mais viáveis é a solar, cujo potencial em um país tropical como o Brasil é imenso.

A energia solar pode ser considerada uma fonte renovável e inesgotável de energia uma vez que é gerada a partir de uma fonte natural, o sol.

Questão do Petroleo e Pré-sal:

O Brasil aposta todas as fichas na Energia certa no século errado. O petróleo foi referencia no século 20 e não será referencia no século 21. Importante sim, mas não referencia. A queima do Petroleo gera gases que causam o efeito estufa. E o mundo declarou guerra ao aquecimento global.

Portanto, além de nos vangloriarmos com o fato de termos descoberto uma reserva extraordinária de Petroleo, podíamos também celebrar o uso de energias mais limpas para as próximas gerações.

Perguntas mais frequentes:

1 – Energia Solar é cara?

Nos últimos 5 a 6 anos, o preço da energia solar caiu quase que pela metade no Brasil. Isso se deve ao fato de o preço dos equipamentos ter sofrido uma drástica redução, principalmente depois de os chineses começarem a produzir os itens que compõem um sistema fotovoltaico.

O governo brasileiro por sua vez, mesmo que lentamente, tem introduzido incentivos para a produção de energia solar, como a redução de alguns impostos para compra de equipamentos e a isenção da alíquota de ICMS para a energia produzida pelo consumidor.

Além disso, já existem linhas de financiamento especificas para o setor, a exemplo do Santander e principalmente o Banco do Nordeste.

Mas, respondendo objetivamente, a resposta é não. Energia solar deve ser visto como um investimento e uma forma de economizar, durante pelo menos 25 anos o dinheiro que você entregaria para as distribuidoras.

2 – Qual o tempo para o retorno de investimento?

Em média o retorno de investimento é de 5 para 20, ou seja, o consumidor investe durante 05 anos para ter energia quase de graça nos próximos 20 anos.

3 – Como funciona a Energia Solar?

a) O painel solar no telhado da casa gera energia elétrica (em corrente continua) quando a Luz do Sol bate nele.

b) A energia gerada pelo painel solar passa por um inversor solar que alterna a corrente continua para alternada e, equaliza com a frequência da sua residência. (60Hz). Desta forma a energia solar esta agora igual a da rede elétrica.

c) A energia sai do inversor e é conectada na rede de energia da sua casa, normalmente o sistema é conectado no quadro de luz.

d) Essa energia vai sendo utilizada pelas luzes da casa, eletrodomésticos e tudo o que consome energia que esteja conectado na tomada. Se não tiver sol suficiente o resto da energia é fornecido pela Distribuidora de energia. (Você nem percebe a diferença!)

e) Se a sua casa gerar mais energia solar do que esta consumindo naquele momento a energia extra vai para a rede da distribuidora e gera um “crédito de energia” para você.

4 – Posso instalar energia solar na minha residência, empresa ou fazenda?

Sim. Qualquer unidade consumidora, seja ela residencial, rural ou comercial ligada a rede elétrica da distribuidora de energia pode ser uma geradora de energia solar.

5 – Quem é responsável pela instalação do sistema? A Coelba ou empresa especializada?

A instalação é feita por uma empresa especializada. A distribuidora fica responsável pela aprovação do projeto e instalação do medidor bidirecional, eu é um medidor especial para solar. Vale lembrar que o consumidor não terá qualquer custo adicional com a distribuidora.

6 – Quais as vantagens em adquirir um kit solar fotovoltaico?

As vantagens são muitas:

Para o consumidor:

- Valorização do imóvel

- Independência da distribuidora na geração de energia

- Ficar imune aos aumentos de tarifa, só em 2015 essa variação chegou a 40% em alguns estados.

- Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com