TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calorimetria

Por:   •  1/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Baseado nos mecanismos de transferência de calor, nosso grupo fez um experimento no laboratório, no qual podemos ver os três tipos de propagação de calor.

Nesse experimento, começamos aquecer uma das laterais de uma barra metálica, na qual na outra lateral tinha algumas esferas metálicas seguradas por parafina. Num processo de condução, na medida em que a barra esquentava , dilatava -se a parafina, (Aki já é outro) soltavam-se as bolinhas... (Tenta colocar aki a respeito da lâmpada que num entendi muito bem) da uma explicada ae

mecanismos de transferência de calor


condução consiste na transferência de calor através de uma substância de uma zona a temperatura mais elevada, para uma zona a temperatura mais baixa por choque mútuo entre os átomos ou moléculas permitindo que aspartículas rápidas provenientes de altas temperaturas transmitam energiacinética às mais lentas.
Numa transferência de energia por condução não há, portanto, transporte dematéria, mas sim interação entre partículas.
A transmissão do calor através dos metais realiza-se por um mecanismo decondução uma vez que estes possuem eletrões livres nos átomos, quecontribuem para a condução térmica. Por este motivo os metais são bonscondutores térmicos.
Os líquidos e os gases são piores condutores do que os sólidos metálicosuma vez que as partículas que os constituem estão mais afastadas umas dasoutras do que nos sólidos metálicos, não sendo por este motivo tão fácil detransferir o calor por condução.
O valor do calor transferido por um mecanismo de condução é diferente paraas várias substâncias e é determinado pela designada Lei de Fourier, emhomenagem a Joseph Fourier (1768-1830), que em 1822 estabeleceu areferida lei.
convecção é um processo pelo qual o calor é transferido de um local paraoutro de um fluído, pelo próprio movimento de partículas desse fluído. É ummecanismo de transferência de calor típico dos meios fluídos (líquidos egases), já que só nestes há possibilidade de deslocação do meio em que sepropaga o calor.
Existem dois tipos de convecção: convecção natural ou espontânea econvecção forçada.
Na 
convecção natural, o movimento ocorre resultante da força da gravidade(peso). A parte quente do fluído dilata-se, torna-se menos densa e sobe. Porsua vez a parte mais fria do fluído desce, indo ocupar o lugar deixado pelaparte quente.
Este é um processo que ocorre na maioria dos sistemas domésticos deaquecimento de água tais como as caldeiras e os cilindros de água quente.
Na 
convecção forçada o movimento do fluído é imposto por meios exteriorescomo por exemplo bombas e aspiradores.
Além da condução e da convecção, o calor pode ainda ser transmitido por
radiação.
radiação é energia sob a forma de ondas eletromagnéticas visíveis einvisíveis que se propagam através do espaço, envolvendo campos elétricose magnéticos que vibram em direções perpendiculares entre si e à direção depropagação, não necessitando de meio de suporte. 
A existência de ondas eletromagnéticas foi demonstrada pelo físico alemãoHeinrich Hertz. Este realizou ensaios durante muitos anos. Em 1866conseguiu, no seu laboratório, gerar ondas eletromagnéticas, que tinhampropriedades idênticas às que Maxwell prognosticara.Todo o corpo, desdeque esteja a uma temperatura superior à temperatura ambiente, emiteradiação. Quanto maior for a temperatura do corpo, maior será a energiairradiada.
Um corpo quando atingido por uma radiação, reflete uma parte, transmiteoutra através dele e a restante parte é absorvida. Esta última energiacontribui para um aumento da temperatura do corpo uma vez que há umaumento da sua energia interna.
A energia associada às radiações solares possui diversas aplicações,nomeadamente em agricultura, em meteorologia, em sistemas deaquecimento e em geradores de eletricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com