TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campo, Potencial E Diferença De Potencial.

Trabalho Escolar: Campo, Potencial E Diferença De Potencial.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

Pode-se definir Eletricidade como sendo o ramo da ciência que estuda os fenômenos decorrentes da presença e do fluxo de carga elétrica 1, estando amplamente presente na vida dos seres humanos desde eventos da natureza como descargas atmosféricas e auroras austrais e boreais, bem como tecnologias que usam tais fenômenos como as telecomunicações, o sistema de geração e distribuição elétrica e os inúmeros equipamentos usados em nosso cotidiano cujo funcionamento é baseado na eletricidade. A Eletrônica, por sua vez, é o ramo da ciência e tecnologia que estuda o controle do movimento dos elétrons em diferentes tipos de meios. O seu estudo propiciou o surgimento de diversas tecnologias no último século e ela é a base para muitos outros ramos da ciência contemporânea. A eletricidade e a eletrônica transformaram profundamente a forma de interagirmos, permitindo o surgimento dos computadores pessoais e dos sistemas de telefonia em grande escala, o que inclui a telefonia celular, além de possuir um papel muito importante em diversas áreas da indústria. Computação digital, telecomunicações, automação e controle de processos industriais são apenas alguns exemplos de áreas cujo surgimento se deu por meio do desenvolvimento dos estudos em eletricidade e eletrônica.

1 GUSSOW, Milton. Eletricidade básica . 2ª ed. São Paulo: Makron Books , 2008.

Ciência da Computação - 2ª Série - Eletricidade e Eletrônica

Eberval Oliveira Castro

Pág. 3 de 9

Figura 1: Robô operando em processo de fundição. (FONTE: http://commons.wikimedia.org/wiki/File: Automation_of_foundry_with_robot.jpg ). Acesso em: 26 abr. 2013.

A figura 1 apresentada mostra um robô operando em uma fundição. O controle dinâmico deste robô é um exemplo de aplicação industrial da eletrônica moderna. Uma das aplicações mais comuns da eletrônica é a conversão de energia de corrente alternada, da rede elétrica, para eletricidade em corrente contínua capaz de alimentar os componentes e circuitos eletrônicos.

Objetivo do Desafio

Projetar, simular e construir um circuito de Reset bem como um regulador de tensão transistorizado para estabilizar a tensão advinda de um retificador a fim de alimentar um sistema computacional. Toda documentação deverá ser organizada em relatórios para serem entregues ao professor da disciplina.

Livro-Texto da disciplina:

A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:

BOYLESTAD, Robert L. Introdução à Análise de Circuitos . 10ª ed. São Paulo: Pearson , 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com