TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacitor

Monografias: Capacitor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 5

1.Introdução

Componentes eletrônicos esta em tudo que é aparelho eletrônico. Para podermos entender melhor os equipamentos eletrônicos faremos um breve estudo sobre alguns de seus componentes.

O que é um capacitor e para que ele Server qual sua função em um circuito eletrônico.Como é indutor seu função nos componentes eletrônico e sua importância para o funcionamento dos equipamentos. E a resistência elétrica e suas funções nos circuitos eletrônicos.

Como um breve compreensão poderemos ter uma noção dos componentes eletrônicos e suas funcionalidades. 

2. Capacitor

O capacitor é uma peça eletrônica, conhecido também como condensador, formado por duas placas que conduzem eletricidade, e que é separado por um material isolante conhecido como dielétrico, e que possuem uma grande capacidade de armazenamento de energia, serve para criar campos elétricos com a simetria desejada. As cargas elétricas são armazedas nas placas condutoras. Existem vários tipos de capacitores como por exemplocerâmico, poliéster, eletrolítico, tântalo, óleo, variável, etc ( ver Figura 1).As armaduras ou placas de condução, em seu estado natural é elétricamenente neutro e o número de elétrons e prótons são equivalentes, tornando assim sem potencial elétrico. Com o uso do dielétrico no capacitor as placas podem ser colocadas próximas uma das outras, sem que elas entrem em contato. Os capacitores são usados em vários circuitos elétricos hoje em dia, e podem ter formatos plano ou cilíndrico, dependendo do circuito em que será utilizado.

Figura 1 – Tipos de capacitores

No momento em que um circuito trabalha com baixo uso de energia, e rápidamente ele muda e começa a trabalhar com a frequência máxima, e é nesse momento que o capacitor começa a operar, liberando a maior parte da energia para o circuito, utilizando as cargas anteriormente armazenadas. Seguindos os conceitos da eletrostática, cargas opostas se atraem e as iguais se repelem. E a força exercida entre essas cargas é dada pela Lei de Coulomb. Onde: F é a força, dada em Newton; Q1 e Q2 são quantidade de carga elétrica, em coulomb; d é a distância, em metro;k é a constante dielétrica ( k do ar = 9´109 ) ( Figura 2 ).

Figura 2 – Medida de da força entre as cargas

O capacitor é definido pela grandeza capacitância, que verifica a capacidade de armezanento de cargas elétricas. Em que Q é o módulo da carga elétrica líquida no conjunto de condutores, é a diferença de potencial entre os condutores, C é a capacitância sempre positiva( Figura 3 ).

Figura 3 – Medida da capacitância

3. Indutores

Componentes passivo no qual a função é armazenar uma certa quantidade de energia, em um campo magnético que é formato por uma corrente alternada.

Tendo um fluxo de corrente alternada podemos obter um campo eletromagnético, assim o componente terra um funcionamento com apenas este tipo de corrente, parecendo com um curto circuito na corrente contínua.

O indutor faz com que ocorra um atraso na corrente em que ele circula, para acontecer isto é preciso alterar rapidamente a tensão aplica nele, para valor maior que o primeiro assim acorrente será elevada para um valor também maior. No entanto a corrente aumenta igual a tensão sendo assim quando a tensão chega a um valor máximo a corrente não esta no mesmo valor. Por este motivo a corrente aumenta mais devagar do que a tensão assim ela atinge o valor máximo se a tensão estiver no valor mínimo.

A corrente ao percorrer o indutor tem seu aspecto físico, não sendo aplicada a tensão nos seus terminais e produzindo assim um campo magnético a esse componente. Neste campo é armazenado uma certa quantidade de energia.

Se a tensão variar de um valor mínimo para o máximo a corrente também deve fazer esta variação. E para isto acontecer de energia do campo magnético tem que aumentar igualmente. Dessa maneira se a energia variar mais lentamente ao valor mínimo até o máximo, também varia mais lentamente a corrente faz a sua variação, porque a corrente acompanha a energia armazenada no campo eletromagnético.

Quando os indutores forem afastados suficientemente dos outros condutores de maneira que não venha a se interagir com os outros, os seu valores ficam associados como os resistores.

4. Resistência elétrica

Resistência elétrica é a quantidade que um corpo, suporta de passagen de corrente elétrica mesmo quando há uma diferença de potência. O cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e segue o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms. O nome dessa unidade é uma homenagem ao físico George Simon Ohm.

Quando ocorre a passagem de conrrente eletrica em um condutor de metal, ocorre a locomoção de muitos elétrons, com essa movimentação muito elétrons acabam se colidindo entre si, e também contra os átomos que estão presente no metal.Portanto com a presença de uma resistência, os eletrons encontraram uma dificuldade para se deslocar, devido a resistência a passagem do condutor.

Os resistores podem ser encontrados em vários objetos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com