TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacitor Cerâmico

Dissertações: Capacitor Cerâmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Capacitores Cerâmicos

Capacitor de cerâmica é um capacitor fabricado com isolante interno de cerâmica (dielétrico) usados para circuitos de alta frequência, e possuem baixa capacitância - na ordem de pF.

Para se calcular a capacitância deste tipo de capacitor, os dois primeiros números formam uma dezena e o último é o expoente de base 10. Exemplo: 104, fica 10X pF, que é igual a 100000pF ou 100nF ou mesmo 0,1µF.

São usados em circuitos que trabalham com altas frequências. A maioria dos capacitores de cerâmica usados nos aparelhos eletrônicos possuem baixa capacitância (menos de 10 nF).

Os cerâmicos são encontrados desde valores extremamente baixos como 0,5pF até por volta de 470nF. A tensão de isolação nos capacitores modernos (que você vai encontrar a venda no balcão) é geralmente de 25 ou 50V. Capacitores de tensão maior atualmente vem com a tensão estampada no corpo, geralmente você vai encontrar cerâmicos para 1Kv. Os reaproveitados de sucata, se estas forem de velhos equipamentos valvulados, costuma ser de 100V até 500V. Fica um pouco complicado determinar a tensão máxima nestes casos, mas o tamanho do corpo do capacitor geralmente é uma boa pista. Cerâmicos com isolação maior tendem a ser de maior diâmetro e mais espessos.

Nos capacitores atuais, quando você encontrar uma "pinta preta" no topo do capacitor isso quer dizer que ele é NP0 (NP Zero e não NP Ó - Coeficiente de temperatura nulo ou compensado), isso quer dizer sobre o seu coeficiente de temperatura. O coeficiente de temperatura também pode vir codificado no sistema EIA conforme a tabela abaixo:

Além do sistema de marcação encontrado acima, existe um outro que já foi abandonado a muito tempo, mas por sorte ainda é possível encontrar capacitores marcados desta forma em equipamentos bem antigos. São os capacitores marcados por três listras coloridas como na foto abaixo:

Nestes capacitores, o sentido de leitura é de " baixo para cima", ou seja você tem que girar o capacitor de forma que seus terminais fiquem para cima. Dai a leitura processa-se como nos resistores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com