TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacitores

Dissertações: Capacitores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.901 Palavras (12 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 12

INDÍCE:

1- O que são capacitores

2- Tipos de capacitores e suas especificações

3- Aplicações

4- Código de cores do capacitor

5- Referências bibliográficas

1- O que são capacitores?

O capacitor também conhecido como condensador é um componente elétrico capaz de armazenar cargas elétricas. Ele é formado por duas placas condutoras e entre essas placas condutoras exite um isolante, conhecido como dielétrico.

Dielétrico é um material que possui alta resistência ao fluxo de cargas elétricas, que apresenta grandes vantagems pois a ultilização do dielétrico permite aproximar duas placas condutoras muito proximas sem o risco delas entrarem com contato.

CAPACITÂNCIA

A propriedade que estes dispositivos têm de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático é chamada de capacitância ou capacidade (C) e é medida pelo quociente da quantidade de carga (Q) armazenada pela diferença de potencial ou tensão (V) que existe entre as placas:

Pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), um capacitor tem a capacitância de um farad (F) quando um coulomb de carga causa uma diferença de potencial de um volt (V) entre as placas. O farad é uma unidade de medida considerada muito grande para circuitos práticos, por isso, são utilizados valores de capacitâncias expressos em microfarads (μF), nanofarads (nF) ou picofarads (pF).

A equação acima é exata somente para valores de Q muito maiores que a carga do elétron (e = 1,602 × 10−19 C). Por exemplo, se uma capacitância de 1 pF fosse carregada a uma tensão de 1 µV, a equação perderia uma carga Q = 10−19 C, mas isto seria impossível já que seria menor do que a carga em um único elétron. Entretanto, as experiências e as teorias recentes sugerem a existência de cargas fracionárias.

A capacitância de um capacitor de placas paralelas constituído de dois eletrodos planos idênticos de área A separados à distância constante d é aproximadamente igual a:

Onde:

• C é a capacitância em faraday;

• ε0 é a permissividade eletrostática do vácuo ou espaço livre;

• A é a areas das placas;

• d é a distância entre as placas do capacitor.

2- Tipos de capacitores e suas especificações

CAPACITOR DE CERÂMICA

O capacitor de cerâmica consiste de um tubo ou disco de cerâmica de constante dielétrica na faixa de 10 a 10.000. Uma fina camada de prata é aplicada a cada lado do dielétrico. Este tipo de capacitor é caracterizado por baixas perdas, pequeno tamanho e uma conhecida característica de variação de capacitância com a temperatura.

Como ler um capacitor Cerâmico?

Vamos levar em consideração o capacitor cerâmico acima valor – 154, os dois primeiros números (54) significam o valor da capacitância, o terceiro número significa o número de zeros (quatro zeros), ou seja, o capacitor acima é de 15 0000 pF.

CAPACITOR ELETROLÍTICO

O capacitor eletrolítico consiste de duas placas separadas por um eletrólito e um dielétrico. Este tipo de capacitor possui altos valores de capacitância, na faixa de aproximadamente 1 até milhares de . As correntes de fuga são geralmente maiores do que aos demais tipos de capacitores.

a) Capacitância (dada em unidade de Farad);

b) Tensão de isolação: máxima d.d.p que o capacitor suporta sem que se danifique o material dielétrico que o compõe.

Alguns capacitores também têm impressos em seu corpo, a temperatura máxima de trabalho deste componente eletrônico bem como a faixa de precisão ou tolerância, além da frequência de trabalho.

CAPACITOR DE FILME DE POLIESTIRENO

Nestes capacitores, um filme de poliestireno é usado como dielétrico. Este tipo de capacitor não pode ser usado em circuitos de altas frequências, pois eles são construídos com estruturas de bobinas. São usados em circuitos de filtro e circuitos de tempo que operem até algumas centena de KHz ou menos.

O capacitor da esquerda tem uma altura de 10 mm, 5 mm de grossura, e é de 100pF.

O capacitor do meio tem uma altura de 10 mm, 5.7 mm de grossura, e é de 1000pF.Estes capacitores não tem polaridade.

CAPACITOR POLIÉSTER

Estes componentes foram criados para substituir os capacitores de papel, tendo como principais vantagens sobre os constituídos de papel: maior resistência mecânica, não é um material higroscópico, suporta ampla margem de temperatura (-50 °C a 150 °C) com grande rigidez dielétrica.

Por apresentar variações de sua capacitância com a frequência, não são recomendados para aplicação em dispositivos que operem em frequências superiores a MHz.

Os valores típicos são de 2pF a 10 µF com tensões entre 30 e 1000 V.

Como ler um capacitor de Poliéster?

Vamos levar em consideração um capacitor de poliéster com a seguinte nomenclatura descrita em sua superfície:

105k / 250v

A partir desta descrição, podemos afirmar que o capacitor suporta trabalhar até uma tensão de 250v. Já a expressão "105k" lemos da seguinte maneira: os dois primeiros dígitos referem-se a dezenas e o terceiro refere-se ao número de zeros, já a letra "K" refere-se à tolerância conforme tabela de tolerância abaixo:

F

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com