TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas Do Gesso

Monografias: Caracteristicas Do Gesso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  4.833 Visualizações

Página 1 de 6

Características do Material

:: Propriedades físico-químicas e mecânicas do gesso

O gesso é um material branco fino que em contato com a água se hidrata, num

processo exotérmico, formando um produto, não hidráulico e rijo.

A produção do gesso se dá pela mineração e calcinação da gipsita, mineral natural produzido pela evaporação de mares. O minério de gesso (gipsita), formado entre 100 e 200 milhões de anos atrás, está presente em grande parte da superfície terrestre. Sua extração não gera resíduos tóxicos e requer pouca interferência na superfície. As fábricas de chapas de gesso e outros derivados da gipsita são instalações limpas, que somente liberam vapor d'água na atmosfera.

Alternativamente, o gesso pode ser produzido pela reciclagem do fosfogesso ou do gesso químico produzido pela desulfurização de chaminés de queima de carvão com cal hidratada. No Brasil nenhum destes processos alternativos é significativo.

As propriedades específicas do gesso como:elevada plasticidade da pasta; pega e

endurecimento rápido; finura equivalente ao cimento; pequeno poder de retração na

secagem e estabilidade volumétrica, garantem desempenho satisfatório quando utilizado como aglomerante na fabricação de premoldados ou aplicado como revestimento.

A propriedade de absorver e liberar umidade ao ambiente confere aos revestimentos

em gesso um elevado poder de equilíbrio higroscópico, além de funcionar como inibidor de propagação de chamas, liberando moléculas d’água quando em contato com o fogo.

Por outro lado, devido a solubilidade dos produtos em gesso ( 1,8 g/ l ), a utilização

destes fica restrito a ambientes interiores e onde não haja contato direto e constante com água ( áreas molhadas) e desde que se considere certos cuidados, tais como: o alto poder oxidante do gesso quando em contato com componentes ferrosos; o alto poder expansivo das moléculas de etringita, formadas pela associação do gesso com o cimento em fase de hidratação; diminuição da resistência com o grau de umidade absorvida; a solubilidade e lixiviação com a percolação de água constante.

:: Produção do Gesso

O gesso é o produto da desidratação térmica da gipsita e sua posterior moagem. As temperaturas relativamente baixas (150ºC - 140ºC), a gipsita perde parte de sua água de composição resultando no hemidrato. Na produção comercial, a desidratação resulta também na produção de anidrita.

2 CaSO4.2H2O)

> Calor >

(CaSO4)2.H2 O + 3.H 2O

(gipsita)

(gesso) + (água)

Hidratação

O gesso em contato com a água volta a se hidratar, retornando ao dihidrato, um sólido de estrutura cristalina. Esse endurecimento (cristalização) se dá através de núcleos que vão se expandindo. O tamanho dos cristais depende das impurezas do gesso, dos aditivos usados (geralmente controladores do tempo de pega) e das condições de cristalização. Em geral, um dihidrato com cristais grandes tem menor resistência mecânica que um com cristais menores.

O endurecimento completo ocorre depois que o excesso de água evaporou, deixando os poros. A figura abaixo foi obtida por microscopia eletrônica de varredura, elétrons secundários. O tamanho dos cristais é de aproximadamente de 15um.(micrometros).

Após um pico de liberação da energia superficial devido a molhagem (pico que inicia no tempo 0 na linha azul, segunda figura) o gesso passa por um período de pequena atividade química. Durante este período a pasta mantém a sua trabalhabilidade.

O processo de hidratação do gesso é muito rápido e se conclui em algumas horas.

Tempo de pega

O tempo de pega se relaciona diretamente com o tempo necessário para que os cristais de gipsita estejam presentes em número suficiente, capazes de suportar tensões.

O tempo de início de pega, determinado segundo a norma brasileira NBR 12128, é o tempo decorrido a partir do momento que o gesso tomou contato com a água até o instante em que a agulha do aparelho de VICAT não mais penetra até o fundo, estacionando a l mm do fundo.

O tempo de fim de pega é o tempo decorrido a partir do momento que o gesso entra em contato com a água até o instante que a agulha do aparelho de VICAT não mais deixa impressão na superfície.

:: Fatores que influenciam as propriedades do gesso

Grau de cristalização

A depender do processo de calcinação do gesso, duas cristalizações podem acontecer, a alfa, onde os cristais são bem formados e homogêneos e a beta onde são mal formados e heterogêneos. Os gessos alfa têm maior tendência a formar produtos com maior tempo de pega e maior resistência por ser menos solúvel e, portanto, necessitar de menos água de amassamento para se ter a trabalhabilidade desejada. Já os gessos beta tem mais tendência a formar produzir de menor tempo de pega e menor resistência. Na construção, o gesso empregado é o gesso tipo beta, contendo pequenas proporções de anidrita (solúvel e insolúvel) e impurezas como o próprio dihidrato (matéria-prima) e argilominerais.

Homogeneidade

Gessos com grau de cristalização ou de desidratação diferentes aceleram o tempo de pega e diminuem a resistência mecânica do produto final.

Finura

Quanto menores forem as partículas de gesso mais rápido será a pega, pois a superfície de contato será maior e consequentemente mais saturada será a mistura, favorecendo a cristalização, diminuindo o tempo de pega e aumentando a resistência final.

Consistência (fator água/gesso)

Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com