TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características De Processadores.

Monografias: Características De Processadores.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 7

3. RELATÓRIO 3 – CARACTERÍSTICAS DE PROCESSAMENTO. 2

3.1 PRINCIPAIS TIPOS DE PROCESSADORES DISPONÍVEIS NO MERCADO. 2

3.2 CONSIDERAÇÕES SOBRE O TIPO IDEAL DE PROCESSADOR. 3

3.3 CONSIDERAÇÕES SOBRE A TECNOLOGIA MULTICORE. 4

3.4 CARACTERÍSTICAS DE PROCESSADORES UTILIZADAS EM ULTRABOOKS. 5

3.5 CARACTERÍSTICAS DE PROCESSADORES UTILIZADAS EM TABLETS. 7

3.6 RESENHA SOBRE CENÁRIO ATUAL E FUTURO DOS PROCESSADORES. 7

3. RELATÓRIO 3 – CARACTERÍSTICAS DE PROCESSAMENTO.

3.1 PRINCIPAIS TIPOS DE PROCESSADORES DISPONÍVEIS NO MERCADO.

O processador é uma das principais partes do computador, é o componente de hardware responsável por processar dados e transformar em informação. A velocidade com que o computador executa as tarefas ou processa dados está diretamente ligada à velocidade do processador.

Em geral as características são a Frequência de Processador (Velocidade, clock), Medido em hertz, define a capacidade do processador em processar informações ao mesmo tempo. Cores, O core é o núcleo do processador. Existem processadores core emulticore, ou seja, processadores com um núcleo e com vários núcleos na mesma peça. Cache: A memoria cache é um tipo de memória auxiliar, que faz diminuir o tempo de transmissão de informações entre o processador e outros componentes. Potência: Medida em Watts é a quantia de energia que é consumida por segundo, 1W = 1 J/s (Joule por segundo).

Os processadores estão em constante evolução e desde os seus primeiros modelos sempre tentaram suprir a necessidade do usuário, seja em termos de tamanho ou desempenho para se adequar se as maquinas modernas. Os processadores atuais, estao conseguindo aliar esses dois quesitos para agradar todos os tipos de usuários com performance incríveis.

Atualmente entre os modelos disponíveis para comercialização, duas marcas predominam o mercado, São elas a AMD e a Intel, ambos com produtos de ultima geração e de alta tecnologia. A empresa Intel divide seus produtos em sete linhas principais: Atom, Celeron, Pentium, Intel Core i3, Intel Core i5, Intel Core i7 e Intel Core i7 Extreme, agora a linha Haswell. A maioria dessas séries conta com chips especiais para notebooks e desktops, o Intel Core i7-3960x, pois esse modelo conta com seis núcleos de processamento, memória cache de 15 Mb (A memória cache é o local em que ficam armazenadas as informações de acesso rápido do computador.), controle de memória de quatro canais 1600 MHz, que garantem um processamento “incrível” em aplicativos e processos que precisem de um desempenho intenso. . Já a AMD com uma das suas linhas mais modernas denominada AMD FX conta com o modelo Piledriver Vichera que tem foco nos consumidores mais exigentes em termos de hardware,pois existem opções com quatro, seis ou até mesmo oito núcleos de processamento. Todos os novos produtos devem chegar com uma velocidade padrão de nada menos do que 4 GHz. Além disso, algumas podem atingir os 4,2 GHz em Turbo Mode e 5 GHz em overclocks.Temos também a linha AMD Athlon, que é uma linha de processadores voltada para usuários que queiram desempenho máximo em suas maquinas mas sem gastar tanto. Esses processadores contam com quatro modelos diferentes (no nome) mas que trabalham com quase todos os mesmo requisitos, sendo considerados praticamente iguais entre si. São eles os AMD Athlon X2, AMD Athlon II X2, AMD Athlon II X3, AMD Athlon II X4 que trabalham com até 4 núcleos de processamento. Sendo esses processadores da 3geração.Os processadores da 3 geração da intel tem Codinome: Ivy Bridge, Lançamento: 2012, Litografia: 22 nm, Memória: até quad-channel DDR3.

Já o a sua nova versão é a 4 geração com Codinome: Haswell, Lançamento: 2013 e Memória: dual-channel DDR3 . O objetivo da empresa com o novo sistema é aumentar o desempenho do processador no geral e, principalmente, em gráficos.De acordo com a Intel, a nova tecnologia garante um aumento no desempenho de processamento de gráficos que vai de 10 a 15% além da geração anterior (Sandy Bridge).

A Microarquitetura Haswell é baseada na tecnologia de 22 nm e implementa o recurso de transistores em 3D, assim como novos conjuntos de instruções para garantir mais velocidade de processamento, como o AVX2 (256-bit integer vectors) e o FMA, desenvolvido para dar mais desempenho em vídeo, áudio e jogos. A Tecnologia dos processadores está evoluindo cada vez mais, e cada vez aumenta mais a capacidade de processamento dos novos produtos lançados no mercado que garantem exelencia em desempenho.

3.2 CONSIDERAÇÕES SOBRE O TIPO IDEAL DE PROCESSADOR.

Para definir um processador ideal para o computador primeiro deve ser observado para qual tipo de aplicação ele será, por exemplo, se a ideia for usar apenas editores de textos e imagens, planilhas entre outras aplicações básicas é desnecessário um processador de ponta, um dual core com velocidade de 2 GHz seria o ideal assim como um Celeron e o Core i3 da Intel e também o AMD, APUs de dois núcleos, normalmente com nomenclatura A4. Estes não são caros e fazem o trabalho perfeitamente.

Mas se a ideia é obter com capacidade acima da media, que além das funções básicas seja capaz de reproduzir jogos e eventualmente alguma serie de TV no computador, então o processador escolhido deverá ser adequado para o trabalho, um processador com a velocidade de 2 GHz não é suficiente para isso. O processador mais adequados seria então o Core i7 que possui de 4 a 6 núcleos, memória cache de 8 MB controlador de memória integrado, seu preço é um pouco mais elevado, porém sua capacidade e velocidade acabam por compensar, já que este poderá ser utilizados através dos anos.

3.3 CONSIDERAÇÕES SOBRE A TECNOLOGIA MULTICORE.

A Tecnologia Multicore trabalha com múltiplos núcleos realizando várias tarefas ao mesmo tempo, pois cada núcleo consegue exercer suas funções com menos velocidade e assim consequentemente produz menos calor. Também permitem maior desempenho com menor energia, que acaba sendo um fator muito importante pra dispositivos móveis por funcionarem a base de bateria.

Com o surgimento dos multicores tornou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com