TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características básicas de Rosca

Pesquisas Acadêmicas: Características básicas de Rosca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  1.779 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1 INTRODUÇÃO 7

2 ROSCA 8

3 HISTÓRIA 8

4 CARACTERÍSTICAS 9

5 TIPOS E PADRÕES 9

5.1 A ROSCA À DIREITA OU À ESQUERDA 9

5.2 ROSCAS TRIANGULARES 10

5.3 NA ROSCA MÉTRICA. 10

5.4 ROSCA WHITWORTH 10

5.5 ROSCA TRAPEZOIDAL (TR) 10

5.6 ROSCA REDONDA (RD) 11

5.7 ROSCA QUADRADA 11

5.8 ROSCA DENTE-DE SERRA (S) 11

5.9 ROSCAS UNC E UNF 11

5.10 UNF 12

5.11 ROSCA MÉTRICA 12

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

2 ROSCA

As roscas são um conjunto de filetes em torno de uma superfície cilíndrica (parafusos e porcas) podendo ser encontrada em outro perfil. Serve para definir o encaixamento perfeito dos dois materiais através de movimento helicoidal.

A rosca é um recurso mecânico de grande importância e constante aplicação, pois: possibilita a união não permanente de peças e a facilidade de desmontá-las, quando necessário. Possibilita o movimento de avanço de um elemento de máquina, quando há movimento de rotação em uma das partes do conjunto; uma morsa ou o fuso de um torno mecânico são bons exemplos da aplicação do desse recurso.

3 HISTÓRIA

Embora a data exata dessa invenção ainda permaneça obscura, o filósofo pitagórico Arquitas de Taranto é considerado seu inventor. Arquitas de Taranto - (Archytas de Tarentum, nascido em 428 a.C. em Taranto, falecido em 350 a.C. viveu na Grécia antiga, atualmente Taranto pertence à Itália), cientista, filósofo e maior matemático Pitagórico, é conhecido como fundador da matemática aplicada a mecânica.

4 CARACTERÍSTICAS

São definidas por quatro características básicas:

• Pelo material que é feito

• Pelo seu tamanho (diâmetro da rosca).

• Pelo número de filetes em cada milímetro ou polegada.

• Pela espessura do filete ou sulco (rosca fina ou grossa).

A rosca é um recurso mecânico de grande importância e constante aplicação pois: -possibilita a união não permanente de peças e a facilidade de desmontá-las, quando necessário. possibilita o movimento de avanço de um elemento de máquina, quando há movimento de rotação em uma das partes do conjunto; uma morsa ou o fuso de um tôrno mecânico são bons exemplos da aplicação do desse recurso.

5 TIPOS E PADRÕES

Os filetes das roscas apresentam vários perfis. Esses perfis, sempre uniformes, dão nome as roscas e condicionam sua aplicação. Temos os seguintes perfis das roscas:

• A rosca pode ser à direita ou à esquerda, dependendo da inclinação dos filetes em relação ao eixo do fuso

• Triangular: Parafusos e porcas de fixação na união de peças. Ex.: Fixação da roda do carro.

• Trapezoidal: Parafusos que transmitem movimento suave e uniforme. Ex.: Fusos de máquinas.

• Redonda: Parafusos de grandes diâmetros sujeitos a grandes esforços. Ex.: Equipamentos ferroviários.

• Quadrada: Parafusos que sofrem grandes esforços e choques. Ex.: Prensas e morsas.

• Dente de Serra: Parafusos que exercem grande esforço num só sentido Ex.: macacos de catraca.

5.1 A rosca à direita ou à esquerda

A rosca pode ser à direita ou à esquerda, dependendo da inclinação dos filetes em relação ao eixo do fuso. Na rosca à direita, o filete apresenta uma inclinação subindo da direita para a esquerda. Para o enroscamento, a porca será girada no sentido horário. É o tipo mais comumente empregado (figura 4a). Na rosca à esquerda, o filete apresenta uma inclinação subindo da esquerda para a direita. Para o enroscamento, a porca será girada no sentido anti-horário (figura 4b).

5.2 Roscas triangulares

Dentre as roscas normalizadas utilizadas na construção de máquinas, a de uma entrada, secção transversal triangular com ângulo de 60º (rosca métrica) ou 55º (rosca whitwoth) entre flancos, é empregada nos parafusos de fixação (maior atrito), enquanto as demais servem aos parafusos de movimento. Diâmetro nominal é o diâmetro externo da parte roscada do parafuso; apenas as roscas whitworth para tubos têm, como diâmetro nominal, o diâmetro interno da parte roscada do tubo ( diâmetro da secção transversa livre do tubo).

5.3 Na rosca métrica.

Todas as dimensões estão em mm. Os parafusos têm o fundo da rosca arredondado e as cristas das roscas são achatadas. As porcas, ao contrário, têm as cristas arredondadas e o fundo achatados. Isto é feito para se evitar a ação de “cravamento”.A rosca métrica fina apresenta um número maior de filetes, dentro de um mesmo comprimento do que a rosca normal, o que permite uma melhor fixação da rosca, evitando o afrouxamento em caso de vibração do conjunto. Um parafuso M8 x 1 significa que têm rosca métrica, com diâmetro de 8 mm e passo de 1 mm

5.4 Rosca Whitworth

A rosca Whitworth) tem tanto o fundo da rosca, como a crista arredondadas, para evitar a ação de cravamento. Designa-se o passo, pelo número de fios em uma polegada. Por exemplo, 9 fios por 1”. As suas dimensões estão em polegadas. Um parafuso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com