TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rosca E Demais

Monografias: Rosca E Demais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

As roscas são um conjunto de filetes em torno de um superfície cilíndrica (parafusos e porcas) podendo ser encontrada em outro perfil. Serve para definir o encaixamento perfeito dos dois materiais através de movimento helicoidal.

Índice [esconder]

1 História

2 Características

3 Tipos e padrões

3.1 Roscas triangulares

3.2 Roscas UNC e UNF

3.3 UNF

3.4 Rosca métrica

4 Outras acepções

4.1 Linguagem popular

4.2 Handebol

5 Referências

História[editar | editar código-fonte]

Embora a data exata dessa invenção ainda permaneça obscura, o filósofo pitagórico Arquitas de Taranto é considerado seu inventor. Arquitas de Taranto - (Archytas de Tarentum, nascido em 428 a.C. em Taranto, falecido em 350 a.C. viveu na Grécia antiga, atualmente Taranto pertence à Itália), cientista, filósofo e maior matemático Pitagórico, é conhecido como fundador da matemática aplicada a mecânica.1

Características[editar | editar código-fonte]

São definidas por quatro características básicas:

Pelo material que é feito

Pelo seu tamanho (diâmetro da rosca).

Pelo número de filetes em cada milímetro ou polegada.

Pela espessura do filete ou sulco (rosca fina ou grossa).

Permitem, também,a transmissão de movimento entre peças. O parafuso que movimenta a mandíbula móvel da morsa é um exemplo de movimento entre peças.

Tipos e padrões[editar | editar código-fonte]

Os filetes das roscas apresentam vários perfis. Esses perfis, sempre uniformes, dão nome as roscas e condicionam sua aplicação. Temos os seguintes perfis das roscas:

Triangular: Parafusos e porcas de fixação na união de peças. Ex.: Fixação da roda do carro.

Trapezoidal: Parafusos que transmitem movimento suave e uniforme. Ex.: Fusos de máquinas.

Redonda: Parafusos de grandes diâmetros sujeitos a grandes esforços. Ex.: Equipamentos ferroviários.

Quadrada: Parafusos que sofrem grandes esforços e choques. Ex.: Prensas e morsas.

Dente de Serra: Parafusos que exercem grande esforço num só sentido Ex.: macacos de catraca.

Dependendo da inclinação dos filetes em relação ao eixo do parafuso, as roscas ainda podem ser direita e esquerda. Na rosca direita, o filete sobe da direita para a esquerda. Na rosca esquerda, o filete sobe da esquerda para a direita

Roscas triangulares[editar | editar código-fonte]

Dentre as roscas normalizadas utilizadas na construção de máquinas, a de uma entrada, secção transversal triangular com ângulo de 60º (rosca métrica) ou 55º (rosca whitwoth) entre flancos, é empregada nos parafusos de fixação (maior atrito), enquanto as demais servem aos parafusos de movimento. Diâmetro nominal é o diâmetro externo da parte roscada do parafuso; apenas as roscas whitworth para tubos têm, como diâmetro nominal, o diâmetro interno da parte roscada do tubo ( diâmetro da secção transversa livre do tubo).

Roscas UNC e UNF[editar | editar código-fonte]

UNC: rosca grossa, é recomendada para uso geral em engenharia. Na tabela as dimensões com (*) indicam roscas “unified” (unificados) e “american standard” são representadas por UNC. As demais representam somente à “american standard” e representadas por NC. Exemplo: designação de uma rosca interna de ¼” de diâmetro nominal, 20 fios por polegada, “unified” e com qualidade 2.

UNF[editar | editar código-fonte]

Rosca fina, recomendada para uso geral em automóveis, aviões e outras aplicações onde a espessura da parede exija rosca fina. Na tabela as dimensões com (*) indicam roscas “unified” (unificados) e “american standard” são representadas por UNF. As demais representam somente à “american standard” e representadas por NF. Exemplo: designação de uma rosca externa de 5/8” de diâmetro nominal, 18 filetes por polegada, rosca fina “unified” e com qualidade 2.

Rosca métrica[editar | editar código-fonte]

A rosca métrica fina, num determinado comprimento, possui maior número de filetes do que a rosca normal. Permite melhor fixação da rosca, evitando afrouxamento do parafuso, em caso de vibração de máquinas. possuem 60 graus na distancias dos filetes.

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »