TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características físicas dos capacitores

Seminário: Características físicas dos capacitores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Seminário  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

3.0 Características Físicas de Capacitores

Um capacitor é constituído por quatro partes básicas principais que são: a Armadura, o Dielétrico, o Líquido de impregnação e o resistor de descarga.(J.M.FILHO, 2010)

3.1 Armadura

A Armadura normalmente é feita com folhas Alumínio de alta qualidade com fins de manter um grau de pureza aceitável, evitando perdas dielétricas possíveis. Geralmente as folhas de alumínio tem espessura de 3 a 6 mm.

3.2 Liquido de Impregnação

Hoje se utiliza como liquido de impregnação, um material biodegradável feito com base de carbono e hidrogênio, que além de não causar poluição possui boas propriedades elétricas.

3.3 Dielétricos

É constituído por uma pequena camada de filme de polipropileno, os componentes dielétricos de capacitores necessitam de materiais de alta qualidade para que não influenciem no seu funcionamento, resultando possivelmente em perdas dielétricas.

3.4 Resistor de Descarga

Esse resistor é usado quando a tensão é descarregada do capacitor, drenando a carga elétrica, evitando possíveis acidentes ao se tocar os dois terminais. O resistor tem como objetivo transformar as perdas em joule a energia armazenada no capacitor, reduzindo a tensão em 5 V. Esse resistor pode ser instalado interno e externamente, sendo mais instalado internamente.

4.0 Construção de um Capacitor

A parte ativa do capacitor se chama armadura, esses elementos são colocados no interior da caixa metálica e são montados em série ou paralelo de acordo com a reatividade ou capacitância requerida no projeto. Quando se faz um capacitor, primeiramente é colocado em uma estufa, com temperatura controlada, todos os componentes do capacitor durante aproximadamente sete dias assim realizando a secagem das bobinas. A secagem das bobinas deve ser perfeitas, pois, se ficar algum tipo de umidade certamente provocará descargas parciais no interior desse capacitor diminuindo assim a vida útil do mesmo. Após o processo de secagem, acontece a impregnação do liquido, e após isso a caixa metálica é totalmente vedada, recebendo depois pinturas, instalação de placas de identificação, terminais e outros periféricos. A figura 1 apresentará configuração de um capacitor:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com