TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carro Eletrico

Ensaios: Carro Eletrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

De objeto de conforto á vilão da sociedade, os carros são os principais motivos de poluição no Brasil, em cidades como São Paulo e Salvador os carros são causadores de até 90% da poluição (Dados da CETESB). Em São Paulo a vida média das pessoas caiu dois anos quando em comparação aos anos anteriores, e isso deve - se ao nível de poluição atualmente existente na cidade, apesar de São Paulo possuir os maiores índices de poluição ocasionados por carros, ela não é única no Brasil com o crescimento elevado de venda de carros, os mesmos estão lotando o trânsito e consequentemente a queima de seus combustíveis fósseis estão trazendo sérios problemas para o Planeta.

Visando diminuir toda essa poluição causada pelos veículos é que se começa a pensar em um futuro com carros elétricos, que podem a vim substituir os carros usados atualmente e a melhor parte é que não causam tanta poluição, porém se esses veículos elétricos são tão bons assim, porque que eles estão em um processo tão lento? Quais são as reais vantagens e desvantagens que eles trazem?

Os postos de combustíveis são responsáveis por uma grande parte do lucro do país, o que leva o governo dar muito mais apoio para a continuação da produção de combustíveis fosseis do que aos veículos elétricos que dispensam esses combustíveis poluidores. Enquanto no brasil o processo de fabricação ainda é lento, nos países europeus já é realidade, em Portugal por exemplo já existe 30 mil carros puramente elétricos, esse sucesso pode ser atribuído ao grupo EDP (Energias de Portugal), que conseguiram implantar esses carros com sucesso em Portugal e já veem no Brasil um futuro promissor para esses carros, a EDP está investindo em pesquisas que visam a possibilidade da implementação de veículos elétricos. Há um ano e meio para o termino das pesquisas a EDP já possui um eletroposto de cargas lentas e rápidas, onde eles abastecem taxistas que utilizam carros elétricos puros, em troca de fornecimentos de dados para as pesquisas. A princípio o objetivo é fazer um levantamento de dados para fazer um workshop que discutirá o projeto e apresenta-lo as autoridades do setor elétrico.

O principal problema que os carros elétricos têm que enfrentar no Brasil é a falta de investimento do governo, pois a Associação de Classe dos Produtores de Etanol, estão fazendo uma grande influência no governo, e enquanto o mundo está correndo para um mercado elétrico, o Brasil continua com uma política de investimento do etanol e do álcool.

Porém mesmo se tivessem esse investimento do governo os eletropostos, trazem uma grande desvantagem desses veículos, que é o tempo que se leva para carregar completamente um carro, logo no começo dessa tecnologia existia apenas os eletroposto de carga lenta que leva entre 6 a 8 horas poder conseguir carregar um carro, porém com investimentos e pesquisas, conseguiram diminuir esse tempo para 25 minutos, porém ainda é um tempo muito grande para se ficar parado em um posto, ainda mais com a pressa do dia a dia que está cada dia maior.

Ao fazer a análise de algumas pesquisas realizadas pelo EDP, chegou -se a conclusão que o melhor método, era instalar esses eletropostos em casa, pois as pessoas preferem carregar o carro de madrugada, da mesma forma que é feita com os celulares, pois é o período em que estão dormindo e não utilizarão o carro, esse dado é muito importante pois a empresa de energia da região precisa saber o horário que estarão em uso, já que ocorrerá um pico da corrente, e ao verificar no site da ONS pode-se perceber que esse poderia até ser um horário indicado, pois é quando o consumo de energia está mais baixo.

Princípios de funcionamento

Existem diferentes modelos de carros elétricos - todos têm em comum, claro, um motor movido a eletricidade. Mas a eletricidade pode vir de diferentes fontes: de baterias, da queima de combustíveis tradicionais, como a gasolina, ou da reação química do gás hidrogênio. Dos modelos já testados até agora, o carro elétrico movido a hidrogênio é o mais viável. Além de ter emissão de poluentes zerada, ele já tem uma performance compatível com a dos carros tradicionais. Sim, o modelo não é mais ficção científica. Existem cerca de 100 protótipos de carros e 80 de ônibus com essa tecnologia em universidades e centros de pesquisa pelo mundo, muitos deles em testes. Existem até modelos de linha, como o Honda FCX. Apesar das vantagens, o preço é mais chocante que uma descarga de 220 V: cerca de 1 milhão de dólares! "Ainda é preciso muita pesquisa sobre os componentes, mas o preço tende a abaixar. A velocidade com que isso vai acontecer depende da urgência com que os governos vão abordar os problemas ambientais", afirma o professor Ennio Peres da Silva, coordenador do Laboratório de Hidrogênio da Unicamp, que desenvolve o Vega, protótipo brasileiro de carro elétrico movido a hidrogênio.

O motor elétrico é um dispositivo que converte energia elétrica em energia mecânica. O princípio de funcionamento do motor elétrico envolve conceitos de eletromagnetismo como força magnética sobre um condutor retilíneo.

O torque produzido pelo motor é diretamente proporcional à corrente elétrica fornecida ao motor. Portanto, variando-se a corrente, é possível controlar o torque e, consequentemente, a velocidade do motor e do veículo. O controle da corrente é feito pelo conversor de potência que utiliza componentes eletrônicos que suportam correntes e tensões altas. O conversor de potência utiliza a energia armazenada na bateria e fornece para o motor, mas de forma que a corrente elétrica seja controlada.

Bateria elétrica

A bateria é o elemento crítico do veículo elétrico, pois é responsável pelo maior peso e volume ocupado no veículo. Os tipos de baterias usadas nos veículos elétricos são de chumbo ácido, níquel metal híbrido, lítio íon, níquel zinco e níquel cádmio. Ainda não existe um consenso sobre o melhor tipo de bateria. As empresas produtoras de baterias e os centros de pesquisa estão desenvolvendo baterias que proporcionem uma maior autonomia (em km rodados) e um menor tempo de carga.

Projeto

Com o objetivo de demonstrar os benefícios que os carros elétricos podem trazer para o futuro da sociedade, a equipe decidiu produzir um veículo elétrico em miniatura, juntamente com um mini eletroposto, sintetizando o conceito básico que está sendo estudado.

Um motor em miniatura que utiliza corrente contínua funciona através da eletricidade, enquanto os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com