TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carro Elétrico

Trabalho Escolar: Carro Elétrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  2.500 Palavras (10 Páginas)  •  1.594 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal de Pernambuco

Centro de Tecnologia e Geociências

Departamento de Engenharia Elétrica – DEE

Carro Elétrico

Gabriel Lopes

Hugo Felipe

Thiago de Souza

Recife, 2014

Índice

1. Introdução......................................................................................................3

2. Definição de carro.........................................................................................4

3. História do carro elétrico, com abordagem na indústria automotiva brasileira........................................................................................................4

4. Comparativo entre o carro convencional e o elétrico....................................5

5. Tecnologias atuais empregadas nos carros elétricos...................................6

6. Principais componentes dos carros elétricos................................................7

6.1 Baterias.....................................................................................................7

6.2 Motores Elétricos...................................................................................10

6.3 Sistema de Controle................................................................................11

7. Veículos híbridos.........................................................................................12

8. Vantagens e desvantagens do carro elétrico

9. Impacto da utilização do carro elétrico em larga escala na rede elétrica

10. Conclusão

11. Referências

1. Introdução

O carro elétrico já existe a mais de um século, na virada do século XIX eram muito comuns no território norte americano, mais até do que os movidos a gasolina, porém, com o barateamento da gasolina perdeu espaço no mercado e tornou-se um produto morto. Diante do atual cenário automobilístico global, com os preços dos combustíveis atingindo níveis históricos, o carro elétrico vem novamente ganhando espaço e aparecendo como uma possível solução para o futuro do automobilismo.

2. Conceito de carro

Por definição um carro é um veículo que se move por força de um motor a gasolina, a vapor, a eletricidade, a ar comprimido, a gás etc. Aplica-se especialmente aos veículos de motor a explosão, destinados ao transporte exclusivo de passageiros.

3. História do carro elétrico, com abordagem na indústria automotiva brasileira

Não se sabe ao certo quem foi o inventor do carro elétrico, mas seu conceito já existe desde o século XIX, sendo na virada do século o modelo de carro mais difundido no território norte americano devido ao sucesso dos bondes elétricos, que substituíram as carroças, e ao sistema ferroviário da época implantado na Europa. Alguns anos após a virada foram descobertos poços de petróleo no Texas, o que barateou muito os carros movidos à gasolina, fazendo com que o elétrico se tornasse um “produto morto”. Já naquele século o carro elétrico não se comparava a um movido a gasolina, em termos de eficiência, enquanto um elétrico tinha uma autonomia de 30 milhas, um movido a gasolina fazia 70 milhas.

A história moderna dos veículos elétricos iniciou em 1960, em Phoenix, nos EUA, onde ocorreu o primeiro simpósio internacional dedicado exclusivamente a este assunto. Nesta época, já eram sensíveis os efeitos da poluição do ar causada por veículos à combustão interna, nos grandes centros urbanos. As crises que se sucederam na década de 70, ao dispararem os preços do barril do petróleo, somaram argumentos à questão da poluição atmosférica em favor da opção veicular elétrica com o objetivo de diminuir o consumo do petróleo. Contudo, medidas de racionalização e substituição do petróleo em vários cantos do mundo, como a do PROALCOOL, iniciado em 1975, foram eficazes sucedendo-se o declínio dos preços do petróleo, antes que os carros elétricos, em qualquer parte, pudessem firmar a sua utilização junto ao público.

A história dos veículos elétricos no Brasil começou em 1918, no Rio de Janeiro, com a instalação da linha de ônibus elétricos pela antiga Light and Power Co. Ltd. Jornais da época referiam-se a esta novidade como “confortáveis ônibus de tração elétrica movidos a bateria, com rodas de borracha maciça, sem barulho, sem vibração, fumaça e os inconvenientes da gasolina”. Ainda com a crise do petróleo dos anos 70, vários países começaram a desenvolver carros elétricos, inclusive o Brasil com o lançamento do Itaipú Elétrico pela extinta Gurgel S.A.

4. Comparativo entre o carro convencional e o elétrico

Os carros convencionais são os ICEV (Internal Combustion Engine Vehicle), que são os movidos por motores de combustão. É a tecnologia mais difundida nos transportes, consiste em ciclos termodinâmicos que usam combustíveis para gerar energia mecânica. Os avanços tecnológicos proporcionaram avanços, mas a eficiência de um ICEV é muito baixa, o rendimento fica em torno de 30% e ainda poluem o ambiente [5].

O EV (Eletric Vehicle) é um veículo que utiliza totalmente a propulsão por meio de motores elétricos que convertem a energia elétrica em energia mecânica. Geralmente distinguem-se três categorias: Battery Electric Vehicle (BEV); FCV; EV – Alimentação direta [5].

Figura 1 – Comparativo entre EV e ICEV

Fazendo o comparativo entre os veículos, os ICEV’s apresentam enormes vantagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com