TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ccaracterísticas do DBDesigner

Artigo: Ccaracterísticas do DBDesigner. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Artigo  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

CARACTERÍSTICAS DO DBDESIGNER

O DBDesigner é uma ferramenta muito importante para programadores, analistas e em especial, profissionais que lidam com banco de dados.

O DBDesigner é uma ferramenta CASE para a modelagem de dados que trabalha com o modelo lógico, desenvolvido pela fabFORCE sob a licença GNU GPL (General Public License). É um software multiplataforma (Windows 2k/XP e Linux KDE/GNOME) implementado em Delphi/Kylix. Além de permitir a modelagem, criação e manutenção de bancos de dados, esta ferramenta possibilita também a engenharia reversa, gerando o modelo de dados a partir de um banco existente, e ainda possibilita o sincronismo entre o modelo e o banco.

O DBDesigner foi construído originalmente para oferecer suporte ao MySQL, porém oferece também suporte a engenharia reversa e sincronização a outros SGBDs como Oracle, SQL Server, SQLite e outros que permitam acesso via ODBC (Open Database Connectivity).

PROCEDIMENTOS DE USO

Ligações entre tabelas

Quando você der dois cliques na tabela e nos atributos, abrirá uma tela com opções sobre o que você clicou. Ali você poderá escolher, por exemplo, o tipo de dado que um atributo deverá receber, poderá ser inteiro, uma string, enfim, as variáveis que encontramos no meio da programação.

Na hora de fazer as ligações entre as tabelas, você poderá escolher o tipo, por exemplo: 1 para 1, 1 para N entre outras. Há uma exceção para criar tabelas, onde N para N é redundância, então a hora que você criar um relacionamento assim, o programa irá gerar uma terceira tabela que faz comunicação entre as outras duas, evitando assim, que você cometa erros no seu modelo e futuramente no banco.

Modelos de interface

Para trabalhar com este gerenciador há dois modos de interface. Um é o Design Mode, usado para criar e manter o modelo visual dos bancos de dados. O outro é o Query Mode, indicado para trabalhar com dados de tabelas e para criação de elementos SQL para uso em PHP, Kylix ou outras linguagens de programação.

Plugins e código aberto

Os modelos criados pelo DBDesigner são armazenados em XML, os quais podem ser modificados por plugins usados diretamente pelo programa. Por possuir código aberto, é fácil para programadores desenvolver novos plugins ou expandir este programa para suprir necessidades específicas.

Ambiente

O ambiente de trabalho do DBDesigner é baseado no layout padrão para utilitários. A navegação básica é semelhante à do Adobe Illustrator e do Photoshop. As paletas incluem o recurso "Bird Eyes view" ("Visualização Olhos de Pássaro"), tabelas, etiquetas, regiões e imagens são disponibilizadas, os recursos de soltar e arrastar (drag-and-drop) e de menus popup são constantemente disponíveis, as funções refazer e desfazer são ilimitadas.

Outros destaques

Impressão avançada de modelos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com